A governadora Raquel Lyra se reuniu neste sábado (18), em Qingdao, com executivos da China Railway Rolling Stock Corporation Sifang (CRRC), maior fabricante mundial de equipamentos ferroviários. O encontro integrou a missão internacional do Governo de Pernambuco na China e teve como foco a busca de soluções inovadoras e sustentáveis para o transporte público e a mobilidade urbana da Região Metropolitana do Recife. Ao fim da agenda, os representantes da companhia confirmaram uma visita técnica a Pernambuco em novembro.
“Desde 2023 que o Governo de Pernambuco tem colocado o Metrô do Recife como uma prioridade. Já apresentamos ao governo federal a urgência da realização de investimentos, que já estão sendo feitos nas áreas mais críticas. E hoje, fizemos uma reunião com a CRRC, que forneceu material para grandes capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Estamos acompanhando a conclusão dos estudos de concessão pelo BNDES e nosso objetivo é modernizar o Metrô do Recife para melhorar o serviço prestado para todos os usuários”, afirmou Raquel Lyra, governadora de Pernambuco.
Parceria estratégica para a mobilidade
O presidente de mercado da América Latina da CRRC, Wang Rubiao, destacou a importância do encontro para identificar oportunidades de cooperação. “Nós estamos aqui dando as calorosas boas-vindas à delegação de Pernambuco que veio de muito longe, do Recife, até Qingdao. Nos reunimos para poder identificar como podemos oferecer soluções para o estado de Pernambuco. E é muito importante recebê-los para conhecer de perto a nossa fábrica e nossos produtos e conseguir entender quais são as demandas do Estado”, afirmou.
Durante a visita, a governadora apresentou o cenário atual do sistema metroviário pernambucano e as prioridades do governo para sua modernização. A agenda incluiu reunião com dirigentes da companhia e visita técnica às instalações da CRRC Sifang, onde foram apresentados os processos de produção e o portfólio tecnológico da empresa, reconhecida mundialmente pela fabricação de trens de alta velocidade e sistemas de transporte urbano.
Atualmente, Pernambuco acompanha os estudos de viabilidade da concessão do Metrô do Recife, conduzidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Estado também solicitou recursos no Novo PAC/Seleções para garantir a melhoria das operações do sistema, considerado essencial para a mobilidade de cerca de 400 mil usuários diários.
Participaram da agenda o presidente da CRRC Brasil, Li Bangyong; o vice-gerente geral do Departamento de EPC, Ma Zheng; e o diretor de engenharia do Departamento de EPC, Zou Yang. Pela comitiva pernambucana, estiveram presentes os secretários André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), além das secretárias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa).
Fotos: Divulgação