Já na China, Raquel Lyra busca investimentos em energia e mobilidade

Agenda internacional na China e Dinamarca inclui visitas a empresas de energia, além de seminários com investidores chineses e europeus

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), iniciou sua missão internacional pela China, onde cumpre agendas oficiais até o dia 22 de outubro com o objetivo de atrair investimentos e ampliar parcerias nas áreas de energia, mobilidade e inovação. O primeiro compromisso ocorreu nesta quinta-feira (16), em Chengdu, capital da província de Sichuan, durante reunião com o corpo consular do Brasil, chefiado pelo cônsul-geral em exercício, Durval Barros.

Durante o encontro, a gestora destacou a importância da cooperação entre Pernambuco e o país asiático. “O Consulado do Brasil em Chengdu é um importante parceiro na construção de projetos sólidos. Já temos muitas novidades para anunciar em breve, que estão sendo construídas desde o início do nosso governo. Além de Chengdu, ainda cumpriremos agendas de trabalho nas cidades de Qingdao, Pequim e Xangai. Agradeço a receptividade de todo o corpo consular na nossa chegada”, afirmou a governadora.

A comitiva pernambucana também contou com a presença da cônsul-geral adjunta Carla Chelotti e do vice-cônsul Luís Marques, além do secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles. Ele ressaltou que o primeiro encontro foi fundamental para alinhar estratégias da missão. “Tivemos a oportunidade de apresentar a agenda que iremos cumprir nesses próximos dias e discutir as potencialidades dos projetos que serão executados a partir dessa importante parceria”, comentou.

O cônsul-geral em exercício, Durval Barros, destacou os laços de fraternidade entre os dois países. “Sichuan teve o bom gosto e o bom senso de acolher e abraçar Pernambuco, e esta fraternidade é um vínculo que marcará e dinamizará a vida dos envolvidos. O Consulado Geral do Brasil tem a honra de dar boas-vindas à governadora Raquel Lyra e à delegação aqui no coração da China, com a esperança de que leve ótimas recordações”, afirmou.

Além da China, missão inclui Dinamarca

Após a agenda na China, a comitiva seguirá para a Dinamarca, entre os dias 22 e 28 de outubro, para compromissos em Copenhague e Sønderborg. Nessas cidades, Raquel Lyra se reunirá com representantes de empresas como APM Terminals e Maersk, com foco em inovação portuária, sustentabilidade e expansão de investimentos logísticos em Pernambuco.

Em exercício, Priscila tem agenda diplomática

Com a governadora em missão internacional, a vice-governadora Priscila Krause, no exercício do cargo, recebeu nesta quinta-feira (16) a embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach, no Palácio do Campo das Princesas, em reunião voltada ao fortalecimento das relações diplomáticas e econômicas entre Pernambuco e o país europeu.

A visita ocorreu em meio às comemorações pelos 35 anos da Reunificação Alemã e reafirmou as parcerias em inovação, sustentabilidade e formação profissional. “Foi um encontro muito importante em que reforçamos o potencial de cooperação entre Pernambuco e a Alemanha, com foco em energia renovável e transição energética. Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, o Estado tem se tornado referência nacional nesses setores. Também consolidamos a cooperação na área da saúde, especialmente na formação de enfermeiros, com um edital para uma nova turma a ser anunciado em breve”, afirmou Priscila Krause.

A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, explicou que o programa de intercâmbio com o Centro Cultural Brasil-Alemanha (CCBA) permite que estudantes pernambucanos façam o curso de alemão no Brasil e completem a formação em enfermagem na Alemanha, com garantia de emprego e possibilidade de retorno ao país.

A embaixadora Bettina Cadenbach destacou o papel de Pernambuco no cenário nordestino. “Estive aqui para conhecer melhor o Nordeste e aprendi muito sobre a região e suas oportunidades. Antes, Pernambuco era visto como um lugar onde as oportunidades eram escassas, mas essa mudança já começou e minha impressão é de que ela vai se acelerar”, afirmou.

Participaram também do encontro o cônsul-geral da Alemanha em Pernambuco, Johannes Bloos, e a gerente-geral de Relações Internacionais do Estado, Marina Silva.

Veja também:

Raquel Lyra inicia missão oficial na China e Dinamarca para ampliar parcerias e atrair novos investimentos a Pernambuco

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp