A Prefeitura do Recife publicou, neste sábado (11), no Diário Oficial do Município, o edital de licitação para a construção da Ponte Cordeiro–Casa Forte e para a implantação do complexo viário da III Perimetral. O investimento total, que soma R$ 236,4 milhões, contará com financiamento da Caixa/FGTS e contrapartida municipal, criando uma nova alternativa de mobilidade entre as Zonas Oeste e Norte da cidade.
Segundo o prefeito do Recife, João Campos, a iniciativa representa um marco urbano aguardado há mais de seis décadas. “A nova ponte e a requalificação da III Perimetral são feitos históricos para o Recife, esperados pela população há mais de 60 anos e que terão um impacto significativo na cidade. Começando pela sua construção, porque será uma ponte estaiada, feita para reduzir os impactos ambientais e a desapropriação dos dois lados do rio”, afirmou o gestor.
Ele destacou ainda que a intervenção conectará corredores estratégicos da capital. “Vamos conectar vias importantes, como as avenidas Rui Barbosa, Rosa e Silva, General San Martin, Caxangá e várias outras, que agora terão mais um corredor de acesso, o que reduzirá o tempo e a distância de deslocamento entre as zonas Oeste e Norte do Recife. Estamos contemplando vários modais também, porque linhas de ônibus passarão pela ponte, assim como calçadas e ciclovias”, acrescentou.
Novo eixo de mobilidade urbana
A ponte terá 380 metros de extensão e 11 metros de altura, ligando a Avenida Caxangá à Avenida Dezessete de Agosto, com prazo estimado de 38 meses para conclusão. O projeto foi elaborado a partir de estudos técnicos de tráfego e mobilidade, visando aliviar o fluxo de veículos em corredores sobrecarregados. A coordenação ficará a cargo da Autarquia de Urbanização do Recife (URB).
O equipamento contará com quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido, além de ciclovia e calçadas acessíveis, oferecendo estrutura integrada para motoristas, ciclistas e pedestres. A ponte utilizará o sistema estrutural do tipo extradorso, uma combinação entre as pontes estaiadas (com cabos de sustentação) e em viga. Essa tecnologia permite reduzir o número de apoios dentro do rio, mantendo a navegabilidade do Capibaribe e diminuindo custos com mastros e fundações.






Integração urbana do Recife
A Ponte Cordeiro–Casa Forte será a maior construída no Recife nas últimas quatro décadas, com porte duas vezes superior ao da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, inaugurada em 2024. O investimento de R$ 180 milhões será complementado pelos R$ 56,4 milhões destinados às obras do complexo viário da III Perimetral, que contemplam 17 vias requalificadas, totalizando 7,3 km de extensão, incluindo 2 km de novas pavimentações.
As intervenções incluem drenagem, iluminação pública em LED, calçadas acessíveis, paisagismo, urbanização, implantação de ciclofaixa de 1,2 km, recuperação da Praça Flor de Santana e modernização de 13 abrigos de ônibus. Além disso, o plano prevê o plantio de árvores e novas vias para melhorar a fluidez no tráfego da Zona Oeste.
Benefícios diretos à população
De acordo com projeções técnicas, o novo corredor viário permitirá redução de até 57% nas distâncias percorridas e até 63% no tempo de viagem entre as duas regiões. Um dos exemplos é o trajeto entre a Avenida Dezessete de Agosto e a Avenida San Martin, que se tornará significativamente mais rápido.
A ligação partirá do bairro do Cordeiro, pela Avenida Professor Estevão Francisco da Costa, e, ao chegar a Casa Forte, se dividirá em dois acessos: Rua Dona Olegarinha e Rua Jorge Gomes de Sá, ao lado do Parque Santana — solução projetada para distribuir melhor o fluxo de veículos e evitar congestionamentos locais.
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