O Governo de Pernambuco lança nesta quinta-feira (9) o edital do Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE), iniciativa inédita que reúne 460 vagas em cargos de níveis Médio e Superior distribuídos entre nove órgãos estaduais. O anúncio foi feito pela Secretaria de Administração (SAD), responsável pela condução do processo. As inscrições estarão abertas de 10 de outubro a 7 de novembro, no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), e as provas serão aplicadas nos dias 14 e 21 de dezembro de 2025, em 10 municípios.
De acordo com o Governo do Estado, o CPU-PE tem o objetivo de democratizar o acesso aos cargos públicos e modernizar os processos de seleção, concentrando em um único certame a oferta de vagas de diferentes órgãos.
“O edital do primeiro concurso público unificado de Pernambuco será publicado no Diário Oficial de amanhã. São 460 vagas distribuídas por nove órgãos do Estado, e o mais interessante é que um candidato vai poder, em apenas um certame, concorrer a até três cargos distintos. Essa será uma excelente oportunidade para todos os que desejam fazer parte da equipe que está mudando Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra (PSD).
Concurso abrange todo Estado
Segundo a secretária de Administração, Ana Maraíza, o novo modelo amplia a participação dos pernambucanos e fortalece a eficiência do serviço público. “Ao publicar esse edital, o Governo de Pernambuco tem o objetivo de atrair profissionais de excelência para integrar o quadro de servidores do Estado, contribuindo para o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos à população”, destacou.
O concurso está organizado em três blocos de cargos:
- Formação específica de nível superior;
- Qualquer área de formação de nível superior;
- Formação de nível médio.
Cada bloco terá provas em dias e turnos distintos, o que permite ao candidato concorrer a até três cargos diferentes, um em cada grupo.
Provas em 10 cidades de Pernambuco
Os exames serão realizados em Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Carpina, Caruaru, Floresta, Palmares, Petrolina, Recife e Salgueiro. O candidato poderá selecionar o município de preferência no momento da inscrição.
Mais informações podem ser consultadas no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br).
Veja também:
Pernambuco anuncia concurso público unificado com 455 vagas em 10 cidades