Raquel celebra 17 meses seguidos de queda nos homicídios

Raquel Lyra celebra 17 meses de queda nos homicídios e inaugura formação de 322 novos bombeiros, parte do reforço de 7 mil profissionais na segurança até 2026 Foto: Janaína_Pepeu_Secom

A governadora Raquel Lyra participou, nesta quarta-feira (1º), da aula inaugural do curso de formação de 322 aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. A solenidade, realizada no Teatro Guararapes, em Olinda, marcou a última etapa do certame e ocorreu no mesmo dia em que o Governo Estadual celebrou o 17º mês consecutivo de queda nos homicídios no Estado, segundo dados preliminares da Secretaria de Defesa Social (SDS).

Desde o início da atual gestão, 298 praças já foram formados e mais de 60 cadetes seguem em preparação. Até 2026, o governo prevê a entrada de mais de 7 mil profissionais nas Polícias Militar, Civil, Científica e no Corpo de Bombeiros. A vice-governadora Priscila Krause também acompanhou a cerimônia.

Queda nos indicadores criminais

Dados compilados pela SDS apontam que, em setembro de 2025, foram registradas 226 Mortes Violentas Intencionais (MVIs), 35 casos a menos que no mesmo mês de 2024, o que representa redução de 13,4%. No mesmo período, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) caíram de 3.524 para 2.721 ocorrências, queda de 23%.

“A política pública Juntos pela Segurança garantiu a Pernambuco os maiores investimentos da nossa história nessa área. Realizamos o maior concurso do Estado e, até o próximo semestre, teremos 7 mil novos policiais em atuação. Pernambuco alcançou 17 meses consecutivos de redução nos homicídios. Em setembro, tivemos o segundo melhor mês da série histórica e, nos indicadores de mortes violentas intencionais e crimes contra o patrimônio, registramos o melhor mês já apurado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Formação de novos bombeiros

A turma em formação é composta por 266 homens e 56 mulheres. O Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) terá duração de oito meses, com carga de 1.248 horas/aula, abrangendo disciplinas de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático e terrestre, entre outras áreas.

“O Corpo de Bombeiros é uma instituição admirada, que significa vidas salvas e patrimônio protegido. É importante saber que, em sete meses, mais 322 soldados estarão preparados para servir em todas as áreas de atuação”, declarou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Após a conclusão do curso, os alunos passarão por estágio prático nos grupamentos da Região Metropolitana. “A chegada deste novo grupo representa um reforço para a tropa e revitaliza nossas ações de salvamento, combate a incêndios e atendimento pré-hospitalar em todo o Estado”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, coronel Francisco Cantarelli.

Presenças na solenidade

O evento contou com a participação dos deputados estaduais Joel da Harpa, Antônio Moraes, João de Nadegi e Renato Antunes. “Hoje, caminhando para o fim do terceiro ano da gestão, vemos avanços nas forças de segurança, com investimentos robustos em novos equipamentos”, afirmou Joel da Harpa.

Veja também:

Governo investe R$ 15 milhões em novos equipamentos para segurança pública

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp