A Ponte do Arruda teve nesta quarta-feira (1º) a concretagem que concluiu a ligação entre os dois lados da estrutura, consolidando a interligação viária sobre o Canal do Arruda e o Rio Beberibe. A obra alcançou 85% de execução e deverá ser entregue até o final do ano, facilitando o deslocamento entre bairros da Zona Norte, como Campo Grande, Arruda, Peixinhos e Campina do Barreto.
O prefeito do Recife, João Campos, acompanhou a finalização dessa etapa, em que foram utilizados 85 m³ de concreto. “Estamos vistoriando as obras da ponte do Arruda, que já alcançaram 85% de conclusão. Hoje está sendo finalizada a concretagem do tabuleiro, uma das etapas mais importantes da obra. A partir daqui, daremos início à construção das calçadas, depois à rampa de acesso e, na sequência, à pavimentação com asfalto. Em dezembro, estaremos inaugurando mais essa ponte, garantindo mais mobilidade para a nossa cidade”, afirmou.
Ponte e o impacto na mobilidade
A Ponte do Arruda terá 36 metros de comprimento e 14 metros de largura, com duas faixas de rolamento totalizando sete metros, ciclovia ao lado do Rio Beberibe e calçadas de cinco metros de largura. O investimento é de R$ 16,9 milhões, recursos do Governo Federal, sob responsabilidade da Secretaria de Saneamento.
De acordo com o secretário de Saneamento do Recife, Miguel Ricardo, o equipamento integra a nova via radial que ligará a BR-101 à Avenida Agamenon Magalhães, em paralelo à Avenida Norte. “A obra vai valorizar a região, fomentando o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população. É uma intervenção emblemática que trará resultados expressivos para a mobilidade”, destacou.
A estrutura conecta o Lote 1 da radial, já entregue, à Avenida Correia de Brito, facilitando o acesso à Estrada de Belém e ao município de Olinda. Sem a ponte, os motoristas percorrem um quilômetro extra pela Avenida José dos Anjos para cruzar o canal. Já foram entregues 4,8 km da nova via, incluindo esgotamento sanitário e ciclovia.
Ações integradas na Bacia do Beberibe
Paralelamente, a Prefeitura do Recife implanta um sistema integrado de esgotamento sanitário que atenderá 289 ruas de bairros como Beberibe, Dois Unidos, Linha do Tiro, Fundão e Porto da Madeira. O Sistema de Esgotamento Sanitário beneficiará mais de 50 mil moradores com cerca de 80 km de rede coletora. O investimento é de R$ 56 milhões, com financiamento da Caixa Econômica Federal.
Outras obras de mobilidade
A Ponte do Arruda é a quarta ponte construída pela atual gestão municipal. Já foi entregue a Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que conecta Monteiro e Iputinga. Estão em andamento a Ponte do Rio Morno, também parte da nova radial, e a Ponte Júlia Santiago, com 335 metros de extensão, a maior erguida no Recife nos últimos 40 anos, ligando Areias a Imbiribeira. Foram concluídos ainda o pontilhão da Rua Amélia, sobre a Avenida Agamenon Magalhães, e seguem em andamento três outros pontilhões na região de Setúbal.
Veja também:
Recife: Ponte do Arruda atinge 75% e vai integrar nova via radial