O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, iniciou tratativas para dar novo status ao Monte dos Guararapes, área de cerca de 80 hectares reconhecida como marco histórico nacional. Nesta terça-feira (30), ele apresentou ao comandante militar do Nordeste, general Maurílio Miranda Netto Ribeiro, uma proposta que busca atrair investimentos privados em turismo, cultura e esportes.
O projeto tem como objetivo aliar preservação histórica com desenvolvimento econômico. A gestão municipal avalia que o potencial do Monte pode ampliar a movimentação turística no município e gerar novas oportunidades de negócios.
Mano apresenta proposta
Segundo o prefeito Mano Medeiros, a prefeitura participa da condução das ações por meio de um comitê gestor. “A gestão do Monte dos Guararapes é de responsabilidade do Exército Brasileiro, em parceria com o Iphan. A prefeitura participa por meio de um comitê gestor para elaboração de projetos e ideias e temos uma proposta para podermos trabalhar mais, com parceiros para fomentar o desenvolvimento do nosso município”, afirmou.
O encontro serviu para alinhar estratégias entre a Prefeitura do Jaboatão, o Comando Militar do Nordeste e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A intenção é buscar investidores interessados em atividades que consolidem o Monte dos Guararapes como polo turístico, cultural e esportivo.
A reunião contou também com a presença do coronel do Exército Brasileiro, Fábio Menezes, comandante do Parque Histórico Nacional dos Guararapes, além de secretários municipais.
Veja também:
Mano Medeiros visita João Pessoa para conhecer modelo de gestão tecnológica