Renan Filho e Silvio Costa Filho confirmam que Transnordestina será licitada em outubro

Silvio Costa fFilho Renan Filho Transnordestina

O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou nesta quarta-feira (24), em Brasília, que o edital de licitação do lote SPS-4 da Ferrovia Transnordestina será publicado até 30 de outubro. O trecho, com 73 quilômetros, ligará Custódia a Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, com investimento de R$ 200 milhões. A previsão do Governo Federal é iniciar as obras em janeiro de 2026. O anúncio foi feito durante reunião com mais de 20 prefeitos pernambucanos, acompanhado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Segundo o Ministério dos Transportes, 179 quilômetros já foram executados em Pernambuco, o equivalente a 38% da extensão prevista no estado. O projeto executivo do novo trecho está concluído, o que deve acelerar a contratação e o início das obras. A execução será conduzida pela estatal Infra S.A., também responsável pela supervisão do cronograma.

Integração logística da Transnordestina

Além do edital, foram confirmados estudos para implantação de dois portos secos em Pernambuco. Os polos logísticos intermodais serão localizados em Salgueiro, no Sertão, e no Agreste, com possibilidade de instalação em Agrestina ou Quipapá. As estruturas devem facilitar o escoamento da produção do interior, reduzir custos e promover a integração entre transporte ferroviário e rodoviário.

O Governo Federal também avalia a viabilidade de novos trechos no estado, incluindo a conexão da Transnordestina ao Complexo de Suape. A chegada da ferrovia ao litoral é considerada estratégica para consolidar o terminal portuário como ponto final da linha e ampliar os corredores de exportação da região.

Evento discute papel da ferrovia

Nesta quinta-feira (25), Belo Jardim sedia o evento Conexões Transnordestina, que reúne autoridades, representantes do setor produtivo e especialistas para debater impactos econômicos e logísticos. A pauta central é o fortalecimento da competitividade das cadeias produtivas do Agreste e do Sertão a partir da ferrovia, com destaque para a ligação com o Porto de Suape.

Com a retomada dos trabalhos, a ferrovia deve ampliar o transporte de cargas agrícolas, minerais e industriais. Em 2023, o Porto de Suape movimentou mais de 25 milhões de toneladas, principalmente granéis líquidos, combustíveis e produtos metalúrgicos, segundo a Antaq.

A expectativa é de impacto direto no Araripe, que concentra mais de 90% da produção nacional de gesso, e no Vale do São Francisco, responsável por mais de 70% das exportações brasileiras de uvas e mangas. No Agreste, o polo de confecções de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru reúne 18 mil unidades produtivas, cuja demanda por logística eficiente é crescente.

Os recursos do lote SPS-4 virão do orçamento federal com apoio do Novo PAC. A previsão é de que outros trechos da Transnordestina recebam investimentos até 2026, conforme avanços técnicos e liberações ambientais. O projeto também tem potencial de integração com a Ferrovia Norte-Sul, criando corredores de transporte que beneficiam cadeias produtivas em todo o Nordeste

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SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

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