Suape lança nova marca e fortalece papel no mercado global

Complexo portuário de Suape adota nova identidade e projeta expansão com dragagem, novos terminais e investimentos em energia e indústria

O Complexo Industrial Portuário de Suape apresentou, nesta segunda-feira (22), no Recife, a sua nova identidade visual, resultado de um estudo de rebranding inédito em seus 46 anos de história. O lançamento marca um reposicionamento estratégico que acompanha a chegada de investimentos estruturadores e a ampliação do papel do porto-indústria no cenário nacional e internacional.

O evento reuniu a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora Priscila Krause, secretários estaduais, parlamentares, empresários, jornalistas, especialistas do setor e influenciadores.

“É um movimento de reposicionamento estratégico que vai além do nosso Estado, é voltado também para o Brasil e para o mundo. O Porto de Suape construiu uma história linda ao longo de seus 46 anos de existência, mas agora vivemos um novo momento, marcado pela chegada de investimentos estruturadores, como a dragagem do canal externo, do canal interno, da requalificação do molhe de proteção, novo terminal de contêineres e de aportes importantes, como a retomada da Refinaria Abreu e Lima, com investimentos da ordem de R$ 8 bilhões”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Novo posicionamento de Suape

O presidente do Conselho de Administração de Suape, Paulo Sales, destacou que o lançamento representa mais do que a troca de marca. “Não estamos lançando apenas a nova marca de um porto. É um novo posicionamento estratégico, um chamamento à ação. A gente espera levar essa mensagem, mostrar a grandiosidade do complexo. Isso vai trazer um grande orgulho aos pernambucanos”, afirmou.

Ausente do evento por motivo de saúde, o diretor-presidente do complexo, Armando Monteiro Bisneto, foi representado pelo diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Rinaldo Lira. Ele leu a mensagem do gestor, ressaltando que “é a primeira vez na história da estatal que é realizado um estudo de rebranding. Isso significa mais do que mudar cores, traços e símbolos na logomarca de Suape. A empresa se reposiciona no mercado como uma base de atração de negócios, desenvolvimento sustentável, inovação e transição energética. Sempre com respeito ao meio ambiente e responsabilidade social”.

Estudo de mercado e identidade visual

O estudo de rebranding foi conduzido pela agência Blackninja ao longo de dez meses. A análise revisitou a trajetória do complexo desde sua criação em 1978, mapeou desafios, avaliou a concorrência e identificou pontos de virada já em implantação.

A nova identidade foi assinada pela designer pernambucana Bel Andrade Lima. O sol da bandeira de Pernambuco foi incorporado à marca, simbolizando a força do povo local e a vocação de Suape como polo de geração de emprego e renda. O azul substitui o tradicional verde, aproximando o complexo da simbologia da bandeira estadual e do padrão cromático de portos internacionais.

Atualmente, Suape abriga 90 empresas, mais de 25 mil trabalhadores e soma R$ 74,5 bilhões em investimentos privados.

Obras estruturadoras

Entre os projetos em curso, está a dragagem do canal interno, já iniciada, com investimento de R$ 217 milhões em parceria com o governo federal. A obra vai aumentar a profundidade para 16,2 metros, permitindo a operação de navios de até 366 metros de comprimento. Com isso, Suape passará a ter o maior calado operacional para contêineres entre os portos públicos do país e o segundo maior para granéis líquidos.

O complexo também está em fase de implantação do APM Terminals, com R$ 1,6 bilhão em investimentos na primeira etapa.

Novos negócios e expansão industrial

Nos últimos cinco meses, Suape ampliou conexões com a Ásia, atraiu um hotel, obteve licença ambiental para a instalação da primeira fábrica de e-metanol da European Energy no Brasil e homologou contrato com a GoVerde, que vai investir R$ 2 bilhões em projetos de transição energética. Outros R$ 155 milhões foram direcionados à base de granéis líquidos.

O polo farmacoquímico também se fortalece. O Aché Laboratórios anunciou a expansão de sua unidade, com investimento de R$ 267 milhões, elevando o total aplicado em Pernambuco para R$ 1,067 bilhão. A unidade já produziu mais de 529 milhões de medicamentos desde sua instalação e gera mais de 3 mil empregos diretos e indiretos.

A Blau Farmacêutica negocia a implantação de uma fábrica no complexo, com aporte estimado em R$ 1 bilhão e a geração de 1.400 vagas de trabalho. Além disso, avançam os projetos da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e as tratativas para ampliar a movimentação de cargas do agronegócio.

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SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

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