Da Aurora ao Marco Zero: “Míriam Leitão”, camisa amarela e dragão contra PEC da Blindagem

Manifestação no Recife levou milhares à Rua da Aurora contra a PEC da Blindagem e a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023

Uma manifestação que tomou a Rua da Aurora e se ramificou pelas ruas da região e terminou no Marco Zero. A manifestação convocada pelas entidades sociais e partidos políticos levou para as ruas um público indignado com a aprovação, pela Câmara dos Deputados, da PEC da Blindagem, que blinda os políticos de investigações, e da anistia aos envolvidos no ato golpista de 8 de janeiro de 2023.

Ao som da batucada do bloco Eu Acho É Pouco, orquestra de frevo e maracatus, os políticos do PT, PCdoB e PSOL eram tratados como popstar. Vestindo camisa amarela e verde, o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB) foi um dos mais procurados. Em todas as fotos, fazia o “L”, do presidente Lula.

Ao descer do carro em que os políticos discursavam, a senadora Teresa Leitão (PT) foi celebrada pelos militantes. Um deles, eufórico, exclamou: “Olha a senadora Míriam Leitão”.  Primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, Carlos Veras já estava ficando sem voz de tanto dar entrevista e atender o público, quando foi chamado ao trio para fazer o discurso.

Aurora Lotada

Marcado para as 14h, pouca gente chegou no horário. Tanto que apenas uma das pistas da Rua da Aurora estava ocupada. Mas às 15h, a avenida já estava tomada e teve início o cortejo, puxado pelo dragão do Eu Acho É Pouco e ao som de gritos “sem anistia”. Os deputados pernambucano que votaram a favor da PEC da Blindagem foram lembrados em faixas ao longo do protesto. Outra coisa que chamou a atenção foram bandeiras da Palestinas, que podiam ser vistas.

De acordo com a organização, 50 mil pessoas participaram do ato, mas teve alguns participantes, mais afoitos e bem mais exagerados, que disseram ter “mais gente do que o Galo da Madrugada”.

O ponto baixo do evento foram os carros de som, pequenos e sem qualquer condição para os discursos pudessem ser realizados. Um deles, em que estavam os políticos, eram sonorizados com duas caixas de som simples, médias, daquelas que são vendidas em lojas de eletrodomésticos. Perto deles, a Frevioca tem tecnologia e som de ponta.

Veja também:

Multidões ocupam capitais contra anistia e PEC da Blindagem

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp