O advogado e ex-vereador de Olinda Vinicius Castello oficializou sua filiação ao PCdoB em ato realizado no Clube Vassourinhas, em Olinda, na noite desta sexta-feira (19). O evento reuniu militantes, lideranças locais e nacionais da legenda, e marcou o lançamento de sua pré-candidatura a deputado estadual.
Castello foi recebido pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, pelo deputado federal Renildo Calheiros e pela vereadora do Recife Cida Pedrosa. Também participaram dirigentes históricos do partido em Olinda e Pernambuco. Sob o slogan “PCdoB com a cara do povo”, o ex-parlamentar foi ovacionado pela militância.
Elogios a Vinicius
Uma das articuladoras da filiação de Vinícius, a ministra Luciana Santos lembrou que o PCdoB foi o primeiro partido de Castello, ainda na adolescência, quando integrou a União da Juventude Socialista (UJS).
“Você representa o espírito de luta. Quando você vem para o PCdoB, você agrega valor, uma figura e militante muito jovem com muita história para contar, de capacidade política e perseverança. Aqui você reúne a juventude da UJS e a figura de Alanir Cardoso, que é símbolo de experiência e resistência. Você representa a nossa bandeira. Você será nosso estandarte nesta cidade e você vai ser eleito deputado estadual com a força da nossa militância e nossa energia, com coração e a convicção que nos move. Nós vamos garantir em 2026 uma nova vitória de Pernambuco e do povo brasileiro”.
Ex-prefeito de Olinda, o deputado federal Renildo Calheiros ressaltou a confiança da legenda na nova filiação. “Vinicius, seja bem-vindo! Você conhece esses militantes, eles sempre estiveram com você. Você está em casa. A sua luta é a nossa luta. Vamos construir uma série de vitórias. Você estará na Alepe para defender Pernambuco, para defender Olinda. Você tem a nossa confiança”.
A vereadora do Recife Cida Pedrosa destacou o perfil de mobilização de Castello. “Você é homem de luta, comunista, do povo. Nós vamos enfrentar juntos essa extrema direita e fazer de Olinda e Pernambuco lugares melhores para o povo”.
Volta às origens
Ao assumir a filiação, Castello declarou estar de volta à sua origem política. “Um bom filho à casa torna”. Ele agradeceu ao Partido dos Trabalhadores (PT), que também integra a federação partidária, pelo período de militância. “Eu preciso agradecer ao PT. E dizer que sou muito grato ao partido de massa, que integra a nossa federação e que tem o presidente Lula como seu líder maior”.
O novo filiado destacou que chega para somar às pautas históricas da legenda. “Ser olindense é estar preparado para tudo, porque essa cidade não é fácil. Estou aqui para somar, ouvir, aprender e lutar ao lado de gente que, muito antes de mim, lutou para que eu hoje pudesse falar com transparência que vamos fazer história e que temos futuro. Que vocês possam saber que vocês têm mais um camarada disponível para lutar pelo bem do nosso povo”.
Foto: Charles Pereira/Divulgação
Veja também:
João Campos, Raul, Vinicius e a matemática eleitoral da Região Metropolitana