O ex-vereador do Recife e pré-candidato ao governo de Pernambuco pelo PSOL, Ivan Moraes, propôs a criação de um plano estadual da cannabis. O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) em suas redes sociais, com foco na produção e distribuição gratuita de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo Moraes, a iniciativa poderia envolver convênios com universidades e pequenas produtoras para o cultivo da planta, além do uso do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe) na fabricação dos medicamentos. Ele também destacou o potencial de exportação para o mercado internacional.
“Por que a gente ainda não criou o plano estadual da cannabis? Não estou falando de mudar a lei. Podemos fazer convênios para que universidades e pequenas produtoras possam plantar. Que a gente possa utilizar o Lafepe para produzir remédio”, afirmou.
Expansão para outros setores
O pré-candidato acrescentou que a cannabis pode gerar insumos para diferentes cadeias produtivas. “Pernambuco está perdendo bilhões de dólares todos os anos. O que não dá pra fazer remédio dá pra fazer calça, camisa, sapato, cosmético, corda pra paraquedas, vela pra veleiro, tijolo…”, disse.
A proposta estadual tem como referência a Lei Municipal nº 18.860/2022, sancionada pela Prefeitura do Recife, da qual Moraes foi coautor quando vereador. A norma autoriza a celebração de parcerias para a produção e distribuição de medicamentos derivados da cannabis no sistema de saúde municipal.
Histórico de atuação
Na época da aprovação, o projeto foi assinado por 26 mandatos na Câmara Municipal do Recife, considerado um marco pela sua ampla adesão. “Não é um tema partidário, não é um tema que polariza. Até porque os filhos e as filhas das pessoas conservadoras também precisam usar esses medicamentos”, afirmou Moraes.
Veja também:
PSOL Pernambuco anuncia Jô Cavalcanti para concorrer ao Senado


