O município de Camaragibe tornou-se, nesta segunda-feira (15), a única cidade do Nordeste com mais de 100 mil habitantes a conquistar o selo A+ da Capacidade de Pagamento (Capag), concedido pelo Tesouro Nacional. O reconhecimento foi entregue durante a edição 2025 do Prêmio Qualidade da Informação, em Brasília (DF), e reflete o equilíbrio fiscal e a consistência das informações contábeis enviadas ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
O prêmio é direcionado a estados e municípios que se destacam pela qualidade e integridade dos dados fiscais, ampliando a transparência e permitindo o fortalecimento da gestão pública. A edição deste ano trouxe como novidade a certificação dos entes federativos que alcançaram classificação A+ na prévia fiscal da Capag, apurada em 31 de julho.
Reconhecimento fiscal e impacto para investimentos
Durante a solenidade, o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, destacou que a conquista representa um marco para a cidade.
“A conquista da classificação A+ é um grande avanço e reflete o compromisso da minha gestão com o equilíbrio das contas públicas, permitindo à nossa cidade uma maior flexibilidade financeira para realizar investimentos estratégicos e obter empréstimos, a exemplo do financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) de cerca de R$ 300 milhões. Sem essa classificação isso não seria possível”, afirmou.
O prefeito ressaltou ainda que a cidade vinha cumprindo, desde 2021, requisitos fiscais exigidos pelo Tesouro Nacional para comprovar sua capacidade de pagamento. Segundo ele, o reconhecimento alcançado coloca Camaragibe em outro patamar de credibilidade junto a financiadores e investidores.
Continuidade da gestão em Camaragibe
O evento contou com a presença do deputado estadual João de Nadegi (PV), da ex-prefeita Dra. Nadegi Queiroz, da vereadora do Recife Flávia de Nadegi (PV), do secretário de Finanças de Camaragibe, Gilvani Cavalcanti, e da gerente de Convênios, Rafaelly Queiroz.
“Lutamos muito, junto com a ex-prefeita Dra. Nadegi Queiroz, que começou todo esse processo, com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, com o senador Fernando Dueire, o deputado estadual João de Nadegi e com a Câmara Municipal de Camaragibe, para que esse selo fosse concedido à nossa cidade. Eu agradeço a cada um que se empenhou nessa conquista. Hoje é uma data histórica para Camaragibe, a cidade do trabalho vai continuar se desenvolvendo com mais qualidade de vida para toda a população. Meu compromisso é esse, trabalhar muito mais”, declarou Diego Cabral.
Critérios técnicos do prêmio
De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a avaliação do prêmio é baseada no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, elaborado pelo Siconfi. O sistema realiza cerca de 180 verificações em diferentes dimensões para medir a precisão, integridade e consistência das informações enviadas pelos entes federativos.
“Aqueles entes com notas A+ demonstram solidez fiscal, o que os torna aptos a acessarem recursos financeiros com maior facilidade e menor custo, além de servirem como referência de governança para os demais. Reconhecer e valorizar esses entes é fundamental para incentivar uma cultura de responsabilidade e eficiência na administração pública, contribuindo para o fortalecimento da federação e a melhoria dos serviços prestados à população brasileira”, explicou Suzana Braga, subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais do Tesouro Nacional.
Contexto do prêmio
Instituído em 2023 no âmbito do Novo Ciclo de Cooperação Federativa, o Prêmio Qualidade da Informação busca fortalecer a gestão contábil e fiscal no Brasil, estimulando a melhoria contínua dos registros públicos. A iniciativa reforça a transparência, contribui para a solidez das finanças públicas e fortalece a credibilidade dos entes federativos perante instituições financeiras.
O Siconfi, plataforma mantida pelo Tesouro Nacional, é responsável por receber e consolidar dados contábeis e fiscais de União, estados, Distrito Federal e municípios. A ferramenta é central para a padronização, análise e divulgação das contas públicas brasileiras.
Veja também: