Pouco depois do resultado ser anunciado, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) avaliou que a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus aliados representa o encerramento de um ciclo de instabilidade institucional no Brasil. A parlamentar destacou que o resultado do julgamento é um marco para a democracia e inaugura uma nova etapa no cenário político nacional.
“As instituições brasileiras tomaram as rédeas do futuro democrático do nosso país. Não haverá impunidade para aqueles que atentam contra a democracia, contra a vida de quem consideram inimigos e contra as decisões soberanas do povo”, afirmou a senadora.
Segundo Teresa Leitão, a decisão judicial reforça a resistência do sistema democrático diante dos ataques registrados nos últimos anos. “Mais uma vez, a democracia e a soberania triunfaram”, disse.
Teresa destaca voto de Cármen Lúcia
A parlamentar também elogiou o posicionamento da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, responsável por um dos votos decisivos no julgamento. Para a senadora, além da fundamentação jurídica, a manifestação teve caráter simbólico.
“Em um país onde o machismo ainda tenta ditar as regras, a história acaba de ganhar um capítulo emblemático com o voto decisivo de uma mulher”, declarou.
Teresa Leitão ressaltou que a condenação foi selada justamente pelo voto de uma magistrada em contraposição a um político marcado por declarações misóginas. “Parabéns, ministra Cármen Lúcia. O seu brilhante voto teve esse caráter simbólico. Em nome de todas as mulheres, lhe agradecemos — porque você nos representa”, concluiu.
Veja também:
Condenado por golpe, Bolsonaro pega 27 anos e três meses de prisão