Olinda interdita orla para avançar na requalificação da Praça do Quartel

Interdiçãovai durar 20 dias e vai preparar a praça para receber novos equipamentos de lazer e acessibilidade, na praia do Quartel (2)

A Prefeitura de Olinda iniciou nesta segunda-feira (8) a interdição de um trecho da Avenida Ministro Marcos Freire, nas imediações da Praça Duque de Caxias, em Casa Caiada. O bloqueio, que deve durar até 20 dias, é necessário para a execução das obras de requalificação da orla, voltadas à integração da praça com a faixa litorânea.

Durante o período, motoristas que precisarem acessar a Avenida Getúlio Vargas deverão utilizar a Rua Manoel de Barros Lima como alternativa. Para retornar à orla, a recomendação é seguir pela Rua Marcolino Botelho. O acesso à Rua Eduardo de Morais ficará restrito aos moradores da via, que terão identificação especial nos veículos.

Segundo o secretário executivo de Mobilidade Urbana, Flávio Ramos, agentes de trânsito estarão posicionados em quatro pontos estratégicos para orientar condutores das 6h às 22h. “O acesso à Rua Eduardo de Morais será garantido aos moradores, que terão identificação especial nos veículos. Todo o percurso estará devidamente sinalizado e monitorado por nossas equipes”, afirmou.

Praça será adaptada para inclusão

As obras na Praça Duque de Caxias preveem arborização, novo paisagismo, iluminação, pista de caminhada revitalizada e uma estação elevatória para garantir deslocamento mais seguro entre a praça e a praia, especialmente para pessoas com dificuldades de mobilidade.

Um dos equipamentos em destaque será o playground inclusivo, planejado para diferentes faixas etárias. A quadra poliesportiva também passará por requalificação. Para a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, a intervenção tem impacto social. “Praças devem ser espaços democráticos, que todas as pessoas possam usufruir. Como mãe, sei da importância de oferecer locais seguros para que as crianças brinquem, longe das telas. Este novo espaço vai garantir inclusão, sobretudo para crianças atípicas, além de recursos para pessoas com baixa mobilidade. Estamos entregando um ambiente que promove desenvolvimento, convivência e bem-estar”, destacou.

A secretária de Obras, Cláudia Peregrino, explicou que a requalificação está integrada ao conjunto de intervenções da nova orla. “É um projeto arrojado e moderno, que traz acessibilidade, lazer e mais qualidade de vida. Teremos playground, quadra e pista renovados, paisagismo e iluminação nova, garantindo acesso e conforto para todos”, afirmou.

Trânsito monitorado diariamente

Equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana estarão de plantão todos os dias para orientar motoristas, organizar o fluxo nas rotas alternativas e garantir a segurança de pedestres e condutores.

Com a conclusão da obra, a orla de Olinda contará com mais áreas acessíveis e infraestrutura voltada à convivência de moradores e visitantes.

Veja também:

Olinda empossa 72 professores e conclui obra de pavimentação

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp