O Governo de Pernambuco promoveu alterações na equipe da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e no Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE). O engenheiro civil André de Souza Fonseca deixa a secretaria executiva da Semobi para assumir a presidência do DER-PE, substituindo Rivaldo Melo. Para a secretaria executiva, foi designado o economista Pedro Neves.
A governadora Raquel Lyra (PSD) destacou a relevância das mudanças. “Agradeço a Rivaldo Melo pelos serviços prestados à frente do DER-PE, ajudando-nos na execução do PE na Estrada com a recuperação de estradas e vias em todo o Estado. Tenho certeza que André Fonseca responderá à altura o desafio de continuar o trabalho de revitalização da malha viária pernambucana. Também dou as boas-vindas a Pedro Neves que, junto com o secretário André Teixeira Filho, dará o seu melhor na Semobi”, afirmou.

André Fonseca já atuou em outro Governo
Com mais de 25 anos de atuação em Engenharia Civil, André Fonseca já ocupou cargos estratégicos na Caixa Econômica Federal, em administrações municipais e no Governo de Rondônia. Em Pernambuco, foi secretário executivo de Habitação, participando da criação do programa Morar Bem Pernambuco. Também presidiu a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas (Condepe/Fidem). Até a nomeação para o DER-PE, estava como secretário executivo de Mobilidade e Infraestrutura.

Pedro Neves é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e cursa pós-graduação em Finanças Aplicadas na PUC Minas. Já atuou na iniciativa privada e em órgãos públicos, além de ter integrado a diretoria financeira da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic). Também é professor de educação financeira e colunista de economia na TV Asa Branca e na Rádio CBN. Desde 2023, estava na direção de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).
As mudanças, segundo o governo, buscam reforçar a gestão da infraestrutura viária e da mobilidade em Pernambuco, com foco em obras estruturantes voltadas ao desenvolvimento econômico do Estado.
Veja também: