A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), participou neste domingo (7) do desfile cívico-militar em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil, realizado na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no Recife. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a gestora estadual destacou a importância da democracia, da justiça social e da educação como caminho de transformação para o país.
Na abertura da solenidade, Raquel Lyra realizou a revista da tropa e recebeu honras militares. Em seu discurso, ela enfatizou a participação dos estudantes no desfile como um símbolo de esperança. “Mais uma vez, participamos desse evento, junto ao Comando Militar do Nordeste. Pernambuco sempre foi berço de lutas pela liberdade e pela democracia, e a mensagem que trago hoje é de fé, esperança e otimismo no nosso futuro. O nosso maior desafio no Brasil é o combate às desigualdades sociais e regionais. Temos trabalhado muito juntos para melhorar nossos indicadores e números, trazendo mais qualidade de vida para o nosso povo. Em Pernambuco, estamos no caminho certo. Temos feito o maior investimento da história em educação e é muito bom ver isso revelado em tantos sorrisos. A partir da educação e das escolas, temos a possibilidade de transformar o mundo”, afirmou a governadora.
Tropas e estudantes no desfile de 7 de Setembro
Mais de 3 mil alunos da rede estadual participaram da marcha, ao lado de 566 policiais militares, integrantes da Academia de Polícia Militar de Paudalho e do Colégio da Polícia Militar. A corporação apresentou grupamentos especiais, como BOPE, CIPCães, BPTran, BPChoque, BPRp e CIPMoto. O Corpo de Bombeiros levou 207 militares, com destaque para o Grupamento Motorizado e as viaturas utilizadas em ocorrências diárias. A Polícia Civil também participou, com demonstração de equipamentos táticos e de efetivo.
O Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, ressaltou a dimensão nacional da data. “É um dia de festa para a nação, em que o povo tem a oportunidade de celebrar a independência, a liberdade e a soberania. De celebrar um país gigante, pleno de riquezas e potencial, capaz de alcançar seu pleno desenvolvimento. As Forças Armadas se alegram em poder fazer parte dessa grande festa nacional junto à sociedade brasileira”, declarou.
O evento contou com a presença dos secretários estaduais Alessandro Carvalho (Defesa Social), Túlio Vilaça (Casa Civil), Juliana Gouveia (Mulher) e Yanne Telles (Criança e Juventude), além dos executivos Cassiana Lima (Educação), Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e coronel Romero (Casa Militar).
Representando forças de segurança e instituições, participaram o Brigadeiro Marcelo Schiavo (II Comando Aéreo Regional), coronel Iremberg Leal (Comando do Corpo de Bombeiros de Pernambuco), coronel Ivanildo Torres (Polícia Militar de Pernambuco), coronel Carlos Lopes (subcomandante da PM), Cleiton Medeiros (Polícia Rodoviária Federal), Felipe Ranier (PRF), Renato Rocha (Polícia Civil) e Wagner Bezerra (Polícia Científica).