O município de Caruaru concentra, neste fim de semana, o encerramento do Festival Pernambuco Meu País, que percorreu nove cidades antes de chegar ao Agreste Central. São mais de 150 atividades em 18 polos culturais, reunindo música, dança, teatro e manifestações da tradição popular. A governadora Raquel Lyra participou da programação na noite dessa sexta-feira (5), acompanhada da vice-governadora Priscila Krause.
“O Festival Pernambuco Meu País já nasceu muito grande e veio pra ficar. Conseguimos colocar diversas cidades no nosso circuito, que é multicultural, garante o nosso turismo e a geração de emprego e renda. Em uma época que normalmente é de baixa temporada, conseguimos ter lotação de turismo, pousadas, hotéis, restaurantes. Mais de 95% dos artistas são contratados via edital, e a gente permite que o público tenha acesso a artistas que não costuma ver”, afirmou a governadora Raquel Lyra.i
Impacto econômico do festival
Antes de Caruaru, o festival passou por Salgueiro, Triunfo, Buíque, Bezerros, Taquaritinga do Norte, Pesqueira, Gravatá, Arcoverde e Riacho das Almas. Em todas as etapas, promoveu movimentação na economia local e geração de renda, com taxa média de ocupação hoteleira superior a 95%.
A presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, destacou a diversidade de atrações. “Caruaru está tomando um banho da cultura pernambucana, mas também com grandes artistas da cena nacional. O festival é isso, espalha essa alegria da cultura pernambucana, abre espaços para os nossos artistas”, declarou.
Entre as atrações nacionais, se apresentaram Alcione, Fábio Jr. e José Augusto. Em polos descentralizados, como o Alto do Moura e o Monte Bom Jesus, subiram ao palco a Banda de Pífanos Zé do Estado, Cubana Rasta e Marcelo Santana. A Estação Ferroviária recebeu o País das Culturas Populares, com mestres como Galo Preto, Zeca do Rolete, a Orquestra Popular do Recife e o Maestro Ademir Araújo.
“A gente fecha com mais de 95% da ocupação da rede hoteleira em todas as cidades que a gente passou, movimentando toda a cadeia do turismo, que tem mais de 52 atividades econômicas ligadas ao setor. Isso mostra a potência que o festival já tem no seu segundo ano”, afirmou o diretor-presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo.
Estrutura e segurança
Em Caruaru, a Secretaria de Defesa Social (SDS) mobilizou 492 profissionais, entre policiais militares, civis, bombeiros militares e equipes especializadas. O esquema incluiu ainda drones do Grupamento Tático Aéreo (GTA), sistema de reconhecimento facial e Delegacia Móvel.
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, destacou a relevância do evento para o município. “Depois do São João, esse é um grande festival que gera emprego, gera renda, movimenta a economia local e faz parte desse processo de investimento na cultura e de interiorização que o Governo do Estado vem fazendo”, disse.
Presente na celebração, o deputado estadual Joãozinho Tenório avaliou que o festival já integra o calendário cultural de Pernambuco. “Ficamos muito felizes com o que esse evento representou e representa, a importância do fortalecimento da cultura e, além disso, o aquecimento que ocorre no comércio local, gerando emprego e renda para a nossa gente”, declarou.
Veja também:
Raquel Lyra autoriza obras de R$ 103,2 mi na Vila Canaã, em Caruaru