A Prefeitura de Petrolina publicou nesta sexta-feira (5) o edital de inscrições para o programa Minha Casa, Minha Vida. A primeira etapa prevê 200 unidades habitacionais no Residencial Dom Avelar I, com cadastramento exclusivamente digital pelo sistema “Novo Lar”, lançado no mesmo dia.
As inscrições começam na segunda-feira (8) e seguem até 26 de setembro. O cadastro deve ser feito pelo site ou aplicativo Novo Lar. Após o preenchimento das informações, o candidato passa a integrar o Cadastro Municipal de Habitação de Interesse Social, podendo participar de futuras seleções de moradias populares.
Regras de distribuição das unidades em Petrolina
Das 200 casas previstas para o Dom Avelar I, 100 serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social, como beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Programa Bolsa Família ou pessoas com microcefalia. Outras dez unidades serão destinadas a idosos, dez para pessoas com deficiência e as demais distribuídas conforme critérios de pontuação definidos pelo Governo Federal.
A entrega das moradias está prevista para o primeiro semestre de 2026. Segundo o prefeito de Petrolina, Simão Durando, novas etapas do programa devem ampliar o número de residências.
“Não estamos falando apenas de construir casas, mas de realizar sonhos, de dar segurança, estabilidade e esperança a quem mais precisa. Trabalhamos muito junto ao governo federal para garantir a chegada desse e outros habitacionais em Petrolina. Cada chave entregue significa uma vida transformada, uma família que vai poder viver com dignidade. Depois do Residencial Dom Avelar I, vamos abrir as inscrições de outro habitacional e vamos seguir trabalhando para atrair outras moradias, que irão transformar as vidas de muitas famílias”, afirmou o prefeito.
Critérios de participação
Para se inscrever, é necessário atender às exigências estabelecidas pelo Governo Federal:
residir em Petrolina há, no mínimo, dois anos;
ter renda bruta familiar de até R$ 2.850;
possuir cadastro ativo e atualizado no CadÚnico antes da publicação do edital;
ter 18 anos ou ser emancipado;
ser o responsável pela unidade familiar, conforme registrado no CadÚnico.
Após o processo de inscrição, haverá uma seleção com base em critérios federais. A previsão é que a Caixa Econômica Federal publique, em novembro, a relação dos 200 beneficiários contemplados com as unidades do Residencial Dom Avelar I.