O Governo de Pernambuco deu mais um passo no fortalecimento da segurança pública nesta quinta-feira (4). A governadora Raquel Lyra inaugurou, em Abreu e Lima, o novo Centro de Treinamento de Salvamento em Altura do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) e, no mesmo dia, publicou o edital de convocação para matrícula no Curso de Formação Profissional dos aprovados no concurso da Polícia Científica, realizado em 2024.
“A gente vem investindo muito, através do Juntos Pela Segurança, nas nossas forças operacionais de segurança e defesa civil. Nos últimos oito anos que antecederam o nosso mandato, foram R$ 15 milhões de investimentos. Nós já estamos destinando para os Bombeiros Militares cerca de R$ 169 milhões, em execução, entregas, em processos licitatórios, na compra de equipamentos, na construção de novas unidades, na reequipagem, na reestruturação das unidades que são antigas e que não tinham condições adequadas de funcionamento”, afirmou a governadora.
Estrutura sustentável em Abreu e Lima
Localizado em Abreu e Lima, o novo centro do Corpo de Bombeiros utiliza contêineres reaproveitados, antes empregados como moradias provisórias para famílias atingidas por enchentes na Mata Sul. Agora, a estrutura serve como base para treinamentos modernos em cenários urbanos e de risco, simulando resgates em altura.
Segundo o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, a medida representa um avanço para a corporação. “O Corpo de Bombeiros tem uma missão muito técnica e precisa ter equipamentos e treinamentos específicos para atuar. É uma reparação histórica que a governadora vem fazendo ao Corpo de Bombeiros nesses dois anos e meio”, afirmou.
O comandante-geral do CBMPE, coronel Francisco Cantarelli, reforçou que a entrega atende a uma demanda antiga. “O governo estadual tem feito investimento histórico na corporação. E essa estrutura hoje, colocada à disposição dos homens e mulheres, é um marco histórico porque é o nosso primeiro equipamento multifuncional para a área de salvamento em altura”, declarou.
Convocação para a Polícia Científica
No mesmo dia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), convocou 226 candidatos aprovados no concurso da Polícia Científica para matrícula no Curso de Formação Profissional. Com isso, todos os aprovados no certame de 2024, que disponibilizou mais de 7 mil vagas para a segurança pública, estão sendo chamados.
“Esses homens e mulheres, futuros policiais científicos, serão preparados para atuar em cada recanto desse Estado, tanto nos complexos policiais que já existem quanto nos muitos outros que vamos construir, como é o caso de Garanhuns, Serra Talhada, Petrolina, Ouricuri e Floresta. É o Juntos pela Segurança interiorizando o policiamento e levando cuidado e atenção para todos os pernambucanos e pernambucanas. O trabalho está apenas começando”, disse a governadora Raquel Lyra.
As vagas contemplam os cargos de Agente de Medicina Legal, Médico Legista e Perito Criminal. As inscrições para matrícula devem ser feitas on-line, entre 17 e 18 de setembro, no site da Acadepol (www.academico.acadepol.pc.pe.gov.br). O curso terá carga horária de até 768 horas-aula, em regime integral, com atividades em turnos diurnos e noturnos, incluindo finais de semana e feriados.
“O Governo de Pernambuco segue empenhado em reforçar a segurança pública em todas as regiões do Estado, realizando uma série de investimentos em capacitação, equipamentos, reforço das tropas e tecnologias diversas, visando ampliar ainda mais a nossa capacidade de ação na proteção da população pernambucana”, destacou o secretário Alessandro Carvalho.
Reforço nas tropas até 2026
Até 2026, o Estado deve incorporar mais de 7 mil novos servidores entre policiais militares, civis, bombeiros militares e integrantes da Polícia Científica. Desse total, 213 vagas foram destinadas especificamente à Polícia Científica.
Além da nova convocação, na quarta-feira (3) o governo estadual chamou 333 aprovados para a segunda turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) do Corpo de Bombeiros. Em julho, 280 soldados concluíram a primeira turma.
Veja também:
Raquel entrega novas 133 viaturas e 152 equipamentos e fortalece segurança pública