A 32ª edição da Romaria de Frei Damião reuniu cerca de 300 mil fiéis em São Joaquim do Monte, no Agreste Central, e contou neste domingo (31) com a presença da governadora Raquel Lyra. Durante a procissão, a gestora percorreu as ruas do município ao lado de romeiros que vieram de diversas cidades do Nordeste.
A festa religiosa começou na quinta-feira (28) e foi encerrada neste domingo com missas, procissões, shows de artistas católicos e apresentações culturais. O evento, organizado pela Paróquia de São Joaquim em parceria com a Pastoral da Romaria e a Diocese de Caruaru, teve apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
Compromisso com a fé e a cultura
“Estou aqui mais uma vez na Romaria de Frei Damião, venho todos os anos para cá não só para agradecer a Deus, pedir bênçãos e a proteção de Frei Damião, mas também para reafirmar o nosso compromisso com o interior do nosso Estado. Apoiamos as manifestações religiosas e culturais, que são um traço muito forte da cultura pernambucana e nordestina. Durante a caminhada, nós encontramos pessoas do Nordeste inteiro, que vem para professar a sua fé e prestigiar essa festividade que é um marco para São Joaquim do Monte”, declarou a governadora Raquel Lyra.





A Romaria, considerada uma das maiores do Nordeste, é realizada há três décadas e se consolidou como tradição do turismo religioso. Além da dimensão espiritual, a celebração movimenta o comércio e a economia local.
Apoio municipal e infraestrutura
O prefeito de São Joaquim do Monte, Duguinha, destacou a parceria com o Governo do Estado. “A nossa governadora Raquel Lyra tem ajudado bastante a cidade de São Joaquim do Monte e toda a região. Ela vem fazendo estradas, creches, entregando ônibus escolares e implantando cozinhas comunitárias. Estamos muito felizes e gratos à governadora por investir aqui na região. São Joaquim do Monte tem um potencial muito forte para o turismo, especialmente o religioso”, afirmou.
O deputado estadual Joãozinho Tenório reforçou o impacto das melhorias na cidade. “Agora, com as estradas recuperadas e a segurança reforçada em um evento gigante que mobiliza a cidade, toda essa infraestrutura aquece a economia”, disse.
A fé dos romeiros em São Joaquim
Entre os milhares de devotos, Margarida Silva, 78 anos, relatou a importância da Romaria em sua vida. “Eu venho todo ano porque confio em Padre Frei Damião. Eu tenho muita fé nele, muitas promessas que eu fiz foram alcançadas”, contou a romeira.
Veja também:
São Joaquim do Monte fecha a programação da 109ª Festa de Reis