A governadora Raquel Lyra participou, nesta sexta-feira (29), da abertura do Festival Pernambuco Meu País em Arcoverde, no Sertão do Moxotó. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, ela cumprimentou o público no Pátio da Estação da Cultura e destacou a importância da interiorização da política cultural. O evento segue até domingo (31) com apresentações de música, dança, teatro e outras expressões artísticas distribuídas em 17 polos.
Festival de cultura e homenagens
Durante o festival, a governadora afirmou que a política cultural tem fortalecido a cadeia produtiva. “Desde quinta-feira nós estamos tendo aqui em Arcoverde diversas manifestações culturais, oficinas, apresentações, unindo a gastronomia, o teatro, a música, a dança. A rede hoteleira está lotada, como tem acontecido em cada uma das regiões que observamos em Pernambuco. É 90% da nossa contratação vinda dos editais, fortalecendo a nossa cultura popular, pago com cachê em dia, respeitando os nossos trabalhadores e fazedores da cultura”, disse Raquel Lyra.
A secretária de Cultura, Cacau de Paula, destacou que Arcoverde tem recebido o evento com grande adesão popular. “Arcoverde, que recebeu o festival na edição 2024 e foi um sucesso, recebe mais uma vez de braços abertos. E este ano temos uma das homenageadas do município, a Mestra Severina Lopes, representando o coco de roda, a cultura popular e as tradições que passam de geração pra geração”, afirmou.
Para a presidente da Fundarpe, Renata Borba, a escolha de Arcoverde reforça a identidade cultural da cidade. “É a terra de uma das homenageadas, é a terra do Coco Raízes de Arcoverde, é uma verdadeira celebração da cultura pernambucana”, completou.
Estrutura e descentralização
A programação inclui espaços temáticos como o País das Culturas Populares, na Praça Virginia Guerra, além dos Países das Matrizes do Forró, da Música e da Música Experimental. Também há polos descentralizados nos distritos de Ipojuca e Caraíbas, que recebem espetáculos infantis e apresentações musicais.
O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, ressaltou que a realização do evento fortalece a parceria entre Estado e municípios. “Essa parceria só vai render bons frutos para os arcoverdenses, como já está acontecendo em Pernambuco. O Governo está transformando Pernambuco, e é muito importante quando você vê uma gestão ouvindo o povo”, afirmou.
Impacto no turismo
De acordo com o diretor-presidente da Empetur, Eduardo Loyo, o festival contribui diretamente para o setor de turismo. “Quando falamos em turismo são 52 atividades econômicas diretamente relacionadas ao segmento. Não tenho dúvida de que crescendo, cada vez mais, mais hotéis vão surgir, os hotéis de cidades limítrofes também vão ser ocupados, então estamos muito satisfeitos com esses números”, disse.
Na abertura, se apresentaram nomes como Lirinha, Nação Zumbi, Wiu e Maneva. Ao todo, o festival soma mais de 140 atividades culturais na cidade sertaneja.
Além de Arcoverde, o Pernambuco Meu País ocorre neste fim de semana em Riacho das Almas, dentro do Festival do Frio do Vitorino, e chegará a Caruaru de 5 a 7 de setembro.