O Governo de Pernambuco anunciou que o atual diretor-presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Alex Campos, deixará o cargo no final de agosto de 2025. Ele continuará ligado à empresa como presidente do Conselho de Administração, garantindo a transição e a continuidade de sua atuação junto ao governo estadual.
A governadora Raquel Lyra (PSD) destacou que os investimentos na companhia serão mantidos. “Vamos continuar garantindo os investimentos na Compesa, essenciais para a população, e vamos poder acelerar as entregas e oferecer mais dignidade às pessoas, por meio da concessão dos serviços da Companhia. Agradeço ao trabalho desempenhado por Alex Campos, que se dedicou às ações na instituição, sempre em prol de todos os pernambucanos”, afirmou.
Novo gestor assume em setembro
A presidência da Compesa será assumida em setembro por Douglas Nóbrega, atual diretor de Engenharia e Sustentabilidade da empresa. Ele terá a missão de dar sequência às ações em andamento, incluindo as obras do Programa Águas de Pernambuco e o processo de concessão parcial dos serviços de distribuição de água e de esgotamento sanitário.
Com formação em Engenharia e Administração de Empresas, Douglas Nóbrega possui mais de 30 anos de experiência em projetos de grande porte no setor público e privado. Foi superintendente de Engenharia de Geração da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e, desde 2024, integra a equipe da Compesa.
Contexto do setor
A Compesa é responsável pelo abastecimento de água e saneamento em 93% dos municípios pernambucanos, atendendo cerca de 9 milhões de habitantes. Nos últimos anos, a empresa tem ampliado investimentos em infraestrutura e parcerias, diante da meta nacional de universalização do saneamento até 2033, estabelecida pelo Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026/2020).