Laboratório municipal do Recife terá nova sede e ampliará em 40% a oferta de exames até 2027

O prefeito do Recife, João Campos, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram, nesta sexta-feira (15), a construção da nova sede do Laboratório Municipal de Saúde Julião Paulo da Silva. O investimento federal permitirá a transferência da atual estrutura, localizada ao lado do Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), em Santo Amaro, para um terreno da Prefeitura no bairro de Casa Amarela, na Avenida Norte.

A mudança atende à necessidade de ampliação do Procape e prevê a modernização do laboratório com aquisição de equipamentos, insumos e contratação de profissionais. O projeto prevê dobrar a capacidade de coletas, passando de 3,3 mil para 6,6 mil por mês, e ampliar em 40% a produção de exames, que chegará a 454,4 mil análises mensais até 2027.

Estrutura do laboratório e serviços

A nova sede contará com recepção para 249 pessoas e 10 boxes de coleta — atualmente são 100 assentos e 5 boxes. Entre os serviços prestados estão análises em patologia clínica (sangue, urina, hanseníase, infecções sexualmente transmissíveis, citopatologia e histopatologia) e exames bromatológicos, como avaliação da qualidade da água, do leite humano e de alimentos que podem causar surtos.

O prefeito João Campos destacou que o projeto garante a expansão do laboratório e permite que o Procape avance. “Hoje temos o projeto feito, pela Secretaria Municipal de Saúde, para um novo laboratório central em um terreno que pertence à Prefeitura do Recife. O laboratório vai dobrar a capacidade de atendimentos e terá condições de suprir as demandas da nossa rede”, afirmou.

Campos acrescentou que a decisão não envolve disputas políticas. “Nós vamos abrir mão do nosso laboratório central e iremos construir outro. Vamos dar a oportunidade de o Procape e a UPE crescerem e atenderem mais pessoas”, disse.

Parceria e investimentos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou o impacto da medida para a rede estadual. “Cerca de 350 pessoas estão esperando na fila para fazer uma cirurgia que pode salvar uma vida. Este recurso que estamos passando está sendo feito com muita alegria e a certeza de que cada real significa uma vida salva”, declarou.

A cerimônia contou ainda com a presença da reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Maria do Socorro; da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; do diretor do Procape, Ricardo Lima; do senador Humberto Costa; do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; do secretário de Atenção Especializada em Saúde, Mozart Sales; da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque; e da secretária estadual de Saúde, Zilda do Rego Cavalcanti.

A previsão é que as obras sejam iniciadas em dezembro de 2025, com conclusão em dezembro de 2027.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp