Raquel apresenta ações ambientais de Pernambuco no Fórum de Governadores

Raquel apresenta ações ambientais de Pernambuco no Fórum de Governadores Foto_Joel Vargas_Governo RS

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, participou, nesta quarta-feira (13), da 17ª reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada em Belém, para discutir propostas que serão levadas à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O encontro contou com representantes de 22 estados brasileiros, que firmaram consenso sobre a agenda climática a ser tratada com o governo federal.

Na ocasião, Raquel apresentou iniciativas estaduais voltadas à transição energética e à descarbonização da indústria, defendendo a liderança dos gestores públicos nos desafios ambientais do país. Ela citou medidas como a redução de ICMS para incentivar fontes limpas de energia e o uso do gás e-metanol no polo gesseiro do Sertão do Araripe.

Raquel destaca ações de reflorestamento

Raquel ressaltou a importância de ampliar ações de reflorestamento em biomas como a Mata Atlântica e a Caatinga, atualmente explorada como matriz energética no setor gesseiro. Também afirmou que Pernambuco buscará contribuir para que a COP30 seja um marco para o país, com resultados efetivos e participação ativa dos estados.

Nas últimas conferências, o estado apresentou projetos voltados à transição energética, preservação ambiental e economia verde. Durante a COP28, em Dubai, foi lançado o Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica (PerMeie), que alia crescimento econômico à preservação ambiental, sendo pioneiro no país.

Na COP29, em Baku, o governo reforçou compromissos e ampliou investimentos, incluindo o Plano Pernambucano de Adaptação Climática e parcerias voltadas à transformação ecológica.

Entre as iniciativas reconhecidas, está a Plataforma Ecológico-Econômica de Pernambuco, vencedora do Prêmio MapBiomas na categoria Políticas Públicas, que utiliza dados geoespaciais para orientar empreendimentos e ações de preservação. O estado também implantou o programa Plantar Juntos, com a meta de plantar mais de 1 milhão de mudas em diversos biomas, em parceria com empresas e sociedade civil.

Novas frentes e presença em Belém

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Daniel Coelho, as ações incluem a preservação da Caatinga, recuperação de corais, plantio na Mata Atlântica e uso do gás natural no polo gesseiro. Também participou do encontro o secretário estadual da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles.

Veja também:

Na COP-28 Raquel reafirma compromisso de Pernambuco na preservação da Caatinga

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp