A governadora Raquel Lyra autorizou, nesta terça-feira (12), a construção de uma nova ponte sobre o Rio Una, na VPE-147, ligando Barra do Jardim ao município de Altinho, no Agreste Central. O investimento é de R$ 3,2 milhões para erguer uma estrutura de 40 metros de extensão em concreto armado protendido, substituindo a ponte atual, que apresenta avançado desgaste e risco à segurança.
A obra, conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), tem prazo de seis meses para conclusão e seguirá todas as normas técnicas e de segurança. A nova ligação deve reduzir a sobrecarga em rotas alternativas e melhorar o transporte de mercadorias e o fluxo turístico da região.
Obra em Altinho era aguardada há 15 anos
“As chuvas de 2010 danificaram essa ponte e agora, 15 anos depois, estamos unindo novamente a cidade de Altinho. Isso vai facilitar o deslocamento da população, melhorar o escoamento da produção e garantir mais segurança. Essa obra faz parte de uma série de investimentos que estamos realizando na cidade e em toda a região. Estamos vivendo um momento diferente no nosso Estado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, destacou o impacto econômico da intervenção. “Essa ponte gera economia e renda, porque permite que o agricultor familiar trabalhe e traga a sua produção para a feira daqui da cidade, além de trazer melhoria de vida para toda a população que mora na zona rural de Altinho”, disse.
O deputado estadual Joãozinho Tenório ressaltou o alcance da obra. “Essa ponte vai beneficiar diretamente mais de seis mil pessoas que por ali vão transitar com segurança”, afirmou. Já o deputado estadual Henrique Queiroz Filho completou: “É nesse caminho, nessa linha de mudança, de organização, de investimentos e de administração junto com o povo que Pernambuco vive uma nova história, liderada pela primeira mulher governadora do Estado”.
Expectativa da população e apoio político
A prefeita de Catende, Dona Graça, que representou os prefeitos presentes, elogiou os investimentos. “Só temos gratidão ao Governo de Pernambuco, que vem fazendo um trabalho belíssimo em todo o Estado. Cidades que por muito tempo não recebiam investimentos hoje têm esse olhar atento”, disse.
Moradora de Altinho, Shelly Santos da Silva, de 48 anos, comemorou a autorização. “É muito grandioso o olhar voltado para aquela comunidade que, por muito tempo, foi tão esquecida. Essa nova ponte é um presente, um sonho de muitos anos. Só tenho a agradecer por olharem para o nosso povo”, declarou.
Veja também:
Raquel lança o PE na Estrada, com investimento de R$ 5,1 bilhões em infraestrutura viária