O Festival Pernambuco Meu País foi realizado, neste sábado (9), em conjunto com o tradicional Festival Café Cultural, atraindo milhares de visitantes a Taquaritinga do Norte, no Agreste. A união das programações ampliou o impacto econômico e cultural, com hotéis, pousadas e restaurantes lotados, além de atividades como apresentações musicais, gastronomia e artesanato. O evento segue até este domingo (10).
A governadora Raquel Lyra destacou que esta é a terceira participação do Governo de Pernambuco no Café Cultural de Taquaritinga do Norte e o segundo ano de integração com o Pernambuco Meu País. “O melhor de tudo é que aqui se transforma em um grande festival multicultural que tem na sua essência o café, conhecido no Brasil e no mundo, com toda a rede hoteleira, pousadas e restaurantes lotados, e toda a cultura da região sendo contemplada. Taquaritinga do Norte é uma cidade cheia de tradições e destaque na produção de café orgânico, ajudando a levar o nome de Pernambuco para o mundo”, afirmou.
No palco do Pernambuco Meu País, neste sábado, se apresentaram Ana Carolina, Marcelo Falcão e Claudia Leitte, atraindo grande público à Praça Padre Otto Sailler. Para o secretário estadual de Turismo, Kaio Maniçoba, a parceria reforça o potencial cultural e econômico da região. “Mais uma vez, o Festival Pernambuco Meu País, desta vez junto com o Café Cultural, chega mostrando a força e a cultura de Pernambuco e trazendo desenvolvimento econômico e geração de renda”, declarou.
Investimento e próximos destinos
Com mais de R$ 30 milhões investidos pelo Governo de Pernambuco, o Pernambuco Meu País mantém o objetivo de valorizar a cultura e fomentar o desenvolvimento regional. A programação seguirá por Pesqueira (15 a 17 de agosto), Gravatá (22 a 24 de agosto), Arcoverde e Riacho das Almas (29 a 31 de agosto) e Caruaru (5 a 7 de setembro). Em todos os eventos, a Secretaria de Defesa Social coordena a segurança de moradores e turistas.
Café Cultural em Taquaritinga
O Café Cultural tem como foco a identidade cultural de Taquaritinga do Norte e o fortalecimento do turismo, impulsionado pelo clima ameno, pelas paisagens serranas e pela produção de café artesanal. Para o prefeito Gena Lins, a parceria ampliou a projeção da cidade. “Neste ano, tivemos o cuidado de envolver o mais importante de todos: o próprio produtor, os donos de fazendas e cafezais, com visitações para que o turista também entenda como todo o processo é feito in loco”, afirmou.
Fotos: Yacy Ribeiro/Secom
Veja também: