Um evento voltado para o Nordeste. Para discutir os problemas, soluções e investimentos na região, com foco em infraestrutura. Pela primeira vez realizado fora do eixo Sudeste-Sul, a primeira edição nordestina do Esfera Infra, seminário promovido pela Esfera Brasil, no Recife Expo Center, reuniu um time de peso, com ministro, governadores, prefeitos e empresários, todos interessados em potencializar o Nordeste como polo de desenvolvimento. No entanto, a questão do aumento da tarifa aplicada pelos Estados Unidos nos produtos brasileiros permeou os quatro painéis do evento, com todos os debatedores criticando a forma e o conteúdo da sanção imposta pelo presidente Donald Trump.
O primeiro debate teve como tema “O Brasil em Construção” e contou com as participações dos ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Jáder Filho (Cidades) e Vinícius de Carvalho (Controladoria-Geral da União), com mediação do jornalista William Waack. Os ministros foram unânimes em criticar a postura norte-americana, sem esquecer os investimentos que vêm sendo feitos pelo Governo Federal desde o início do mandato.
Gestoras de dois Estados afetados pelo tarifaço, as governadoras Raquel Lyra, de Pernambuco, e Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, dividiram o painel Potência do Nordeste e foram além da questão econômica internacional. “Quero agradecer ao Grupo Esfera e João Camargo por estarem no Nordeste brasileiro discutindo sobre infraestrutura. Temos um potencial enorme de crescimento e Pernambuco traz para cá, hoje, os investimentos que tem feito em infraestrutura”, declarou Raquel, que citou investimentos nas estradas e no abastecimento de água.

Já a governadora Fátima Bezerra destacou que está preocupada com alguns produtos exportados para os Estados Unidos, como o sal, frutas e pirulitos.
Crise política foi debatida no seminário
O terceiro painel, cujo tema foi Soluções locais para desafios nacionais, desviou o foco para a crise política provocada pelo tarifaço. Reunindo o prefeito do Recife, João Campos, o cientista político Antônio Lavareda e os deputados federais Augusto Coutinho e Mendonça Filho. Eles debateram a crise no Congresso Nacional provocada pelos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“A gente tem que buscar uma solução e não estimular, como uma parte pequena da política nacional tem feito, de estimular mais briga e mais confusão e mais tensionamento”, destacou o prefeito João Campos.
O último painel foi protagonizado pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira; o diretor-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Armando Bisneto; a diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa; e o CEO da JBS Terminais, Aristides Russi Junior.

Presente ao evento, o presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro, que estava com a vice-presidente do jornal, Mariana Costa, destacou a importância do evento da Esfera para o Nordeste.
“Foi excepcionalmente oportuno, quero felicitar o João Camargo e todo o conjunto da Esfera por terem trazido essa discussão para fora do eixo do centro-sul, trouxe para o Nordeste, aqui em Recife, valorizando muito a presença de Pernambuco no conceito dessa agenda importante do Grupo Esfera que agrega inúmeros de empresários importantes para o país”, afirmou Monteiro.
Presidente do conselho da Esfera Brasil, João Camargo, destacou a relevância do seminário e acrescentou que pretende manter o formato e periodicidade nas próximas edições.

“Nunca tive uma perspectiva que (o seminário) iria ser tão bom. Todos os empresários aqui, praticamente a relevância do PIB está aqui, onde a função da Esfera é aproximar o Sudeste com o Sul para que o pessoal venha investir aqui no Nordeste, principalmente em Pernambuco. Prometi para Raquel Lyra e João Campos que esse é o primeiro de muitos”, afirmou. Segundo ele, a próxima edição está prevista para o primeiro semestre de 2026.
Veja também:
Raquel destaca avanços na infraestrutura de Pernambuco durante evento da Fiepe