Lula Cabral seminário internacional sobre cooperação Brasil–Europa Central

Sob o comando do prefeito do Cabo, Lula Cabral, o evento celebrou 200 anos de relações diplomáticas com a Europa

Sob o comando do prefeito Lula Cabral, o município do Cabo de Santo Agostinho recebeu, nesta sexta-feira (8), o Seminário Internacional “Criando Pontes entre o HUB Pernambuco e o HUB Mundo”, encerrando uma série de atividades em comemoração aos 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e países da Europa Central e aos nove anos de funcionamento do Consulado da Eslovênia no Recife. O evento foi realizado no Centro de Formação de Professores Elmo de Freitas, em parceria entre a Prefeitura Municipal e o consulado da Eslovênia, representado pelo cônsul honorário Rainier Michael.

O seminário apresentou casos de cooperação internacional envolvendo o município e a Eslovênia, com exemplos de parcerias bem-sucedidas e oportunidades de atuação conjunta em áreas como educação, políticas públicas, empreendedorismo e tecnologia. Entre os temas discutidos, foram abordadas estratégias para ampliar o intercâmbio de conhecimento, estimular investimentos estrangeiros e fortalecer a atuação de Pernambuco como ponto logístico e comercial.

Lula Cabral destacou eixos centrais

O prefeito Lula Cabral destacou que o Cabo tem buscado se consolidar como destino atrativo para negócios e inovação. “O Cabo faz parte ativa desse HUB do desenvolvimento. Temos trabalhado duro para garantir infraestrutura e incentivos reais para quem investir. Aqui, os parceiros e investidores podem contar com um governo que facilita, que escuta e que abre as portas para o empresariado, apoiando a geração de emprego e renda para nossa gente”, afirmou.

O cônsul honorário da Eslovênia, Rainier Michael, ressaltou a importância de iniciativas como a do município. “Que os municípios entendam a importância da interiorização da diplomacia, a exemplo do que está acontecendo aqui no Cabo de Santo Agostinho. Isso atrai não só negócios, mas desenvolvimento social”, disse.

O encontro reuniu centenas de participantes, incluindo representantes de consulados e embaixadas, empresários, especialistas em comércio exterior, acadêmicos e autoridades. Entre os presentes estavam o representante do Ministério de Portos e Aeroportos, Arthur Neves, e o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia.

Contexto econômico

e acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o intercâmbio comercial entre o Brasil e países da Europa Central movimentou cerca de US$ 6,5 bilhões em 2024, com destaque para exportações de commodities agrícolas, minérios e produtos industrializados. Em Pernambuco, setores como logística portuária, energia renovável e tecnologia têm sido priorizados para atrair parcerias internacionais.

Foto: Pedro Batista/Divulgação

Veja também:

Lula Cabral apresenta iniciativas digitais do Cabo em seminário sobre cidades inteligentes

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp