A unidade da Heineken em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, passou a operar com novas linhas de produção após ampliação concluída nesta quarta-feira (6). O investimento de R$ 1,2 bilhão anunciado em 2023 foi cumprido integralmente, conforme destacou a governadora Raquel Lyra (PSD), durante a inauguração. Com a ampliação, a planta triplica sua capacidade produtiva e se torna a maior do Nordeste dedicada à marca Amstel.
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), Pernambuco criou 5.179 empregos com carteira assinada em junho e soma mais de 25 mil novas vagas formais no primeiro semestre de 2025.
Segundo a governadora, a política estadual tem buscado garantir segurança jurídica, infraestrutura e melhorias no ambiente de negócios para atrair e ampliar investimentos. “Tivemos a alegria de poder consolidar, mais uma vez, a ampliação de investimentos no nosso polo cervejeiro através da empresa Heineken, parceira do nosso Estado. O que a gente tem feito aqui em Pernambuco é melhorar o ambiente de negócios, garantir segurança jurídica e infraestrutura para permitir que negócios como esse possam ser ampliados”, afirmou Raquel Lyra.
Durante as obras, a unidade gerou 700 postos temporários de trabalho e, com a entrada em operação das novas linhas, foram criadas mais de 130 vagas permanentes. Atualmente, a empresa emprega 1.200 trabalhadores em Pernambuco.




O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, reforçou a estratégia de fortalecer empresas já instaladas no Estado. “Entendemos logo no começo da nossa gestão que as grandes empresas que já operam aqui conhecem nossa gente e a logística, são os melhores canais para que a gente atraia novos investimentos. Ouvimos esses grupos e ajustamos as normas para destravar esses investimentos”, declarou.
Heineken de Igarassu atende a sete estados
A fábrica de Igarassu atende, além do mercado pernambucano, os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba e Sergipe. A empresa conta com incentivos fiscais do Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Prodepe).
O CEO da Heineken, Maurício Giamellaro, atribuiu ao ambiente institucional do Estado a decisão de expandir as operações. “Pernambuco sempre abraçou as indústrias, em especial a Heineken, oferecendo segurança jurídica, econômica e seriedade nas relações. Quando a iniciativa privada percebe que tem as condições necessárias para se desenvolver, o investimento acontece e essa é a prova do trabalho que estamos realizando em parceria com o Governo de Pernambuco”, afirmou.
A expansão também incluiu ações voltadas à sustentabilidade. Houve redução de 30% no consumo de água, instalação de caldeiras de biomassa e aumento de 45% na linha de garrafas retornáveis. A unidade passou a ser a maior da empresa no Brasil nesse tipo de envase.
A prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, participou da cerimônia e destacou a importância social do empreendimento. “Eu tenho certeza de que o meu povo, que trabalha aqui hoje é acolhido. A empresa não só gera emprego e renda, como também cria novas oportunidades.”
Foto: Miva Filho/Secom
Veja também:
Raquel celebra investimento sustentável da Heineken com instalação de centro de reciclagem