Raquel e governadores do Nordeste pedem ações contra sobretaxas dos EUA

Raquel Lyra e sua equipe se reuniram com ministros para pedir medidas emergenciais contra sobretaxas dos EUA

A governadora Raquel Lyra participou, nesta terça-feira (5), em Brasília, da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, presidido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No encontro, governadores do Consórcio Nordeste manifestaram preocupação com o pacote de sobretaxas anunciado pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e defenderam ações imediatas para proteger empresas exportadoras e manter postos de trabalho na região.

“Estou junto com todos os governadores do Nordeste intensificando o diálogo para encontrarmos soluções que minimizem o impacto das sobretarifas previstas para serem impostas pelo governo norte-americano ou até que elas sejam evitadas. Nosso trabalho é garantir a solidariedade ao empresariado e a manutenção dos nossos empregos, principalmente na produção de frutas e do açúcar, que são bastante fortes no nosso Estado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O presidente Lula destacou que o governo federal recorrerá a instâncias como a Organização Mundial do Comércio (OMC) para defender os interesses nacionais. “O governo já vinha atuando para fortalecer o nosso comércio exterior e gerar novas oportunidades para empresas nacionais”, disse.

Medidas discutidas

Desde o anúncio do tarifaço, o Governo de Pernambuco mantém diálogo com setores econômicos do Estado e solicitou apoio à União em três frentes:

  1. Linhas emergenciais de crédito via Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para empresas diretamente afetadas;
  2. Adoção de medidas compensatórias, como diversificação de mercados e apoio à exportação;
  3. Defesa dos interesses regionais na interlocução com os Estados Unidos.

A elevação de tarifas pode atingir fortemente frutas, pescados, açúcar, mel, minérios e sal — produtos com alta participação de pequenas e médias empresas no Nordeste, gerando milhares de empregos. A expectativa dos governadores é de que, se as sobretaxas forem mantidas, o país adote mecanismos para amortecer os impactos sobre cadeias produtivas estratégicas.

“O Brasil é o grande protagonista da segurança alimentar. A orientação do presidente Lula tem sido a negociação e o diálogo. Nós vamos trabalhar para reverter esse processo e, além disso, apoiar as empresas, o emprego, o setor produtivo e abrir novos mercados”, afirmou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Reunião na Fazenda

Ainda na capital federal, Raquel Lyra se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar de medidas compensatórias, incluindo operações de crédito para mitigar impactos da aplicação das sobretaxas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp