A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realiza, nesta quinta-feira (7/08), a partir das 19h, o lançamento do livro Tomara que você seja deportado – Uma viagem pela distopia americana, do jornalista e escritor Jamil Chade. A programação inclui um bate-papo mediado pelo jornalista Rossini Barreira e participação do senador da República Humberto Costa.
A obra apresenta o relato pessoal e profissional de Chade após o endurecimento das políticas de imigração adotadas pelo governo Donald Trump, nos Estados Unidos. O autor descreve os desafios enfrentados por sua família mesmo estando em situação legal no país, explorando os impactos dessas medidas no cotidiano dos imigrantes.
Jamil debate cenário migratório
Após o lançamento, o público poderá acompanhar um debate sobre a conjuntura atual da política de imigração norte-americana. Entre os pontos discutidos, estão as mudanças propostas na época pelo governo Trump, voltadas para a naturalização e os vistos de trabalho, que restringiram o acesso à cidadania e ao mercado formal para estrangeiros.
O encontro será realizado na Sala Aloísio Magalhães, na sede da Fundaj no bairro do Derby, no Recife. A iniciativa é resultado de parceria com a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que chega à 15ª edição entre os dias 3 e 12 de outubro, no Centro de Convenções, em Olinda, com o tema Ler é sentir cada palavra.
Perfil dos participantes
Jamil Chade é autor de nove livros, três deles finalistas do Prêmio Jabuti, e foi vencedor de prêmios nacionais e internacionais pela defesa da democracia e dos direitos humanos. Entre 2024 e 2025, percorreu vários estados dos EUA para registrar transformações sociais no país. É embaixador do Instituto Adus, membro do conselho do Instituto Vladimir Herzog e integrante da equipe de pesquisa sobre Memória, Justiça e Verdade do Instituto de Estudos Avançados da USP. Atuou também como pesquisador da Comissão Nacional da Verdade.
Rossini Barreira é jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Valladolid (Espanha). Trabalhou como repórter e editor de Política do Jornal do Commercio e assessor de comunicação de três ministérios. Coordenou a comunicação do Porto Digital, do Hospital de Câncer de Pernambuco e de campanhas eleitorais. Atualmente, é secretário de Comunicação da Prefeitura de Camaragibe.
Serviço
- Lançamento do livro: Tomara que você seja deportado – Uma viagem pela distopia americana (Jamil Chade)
- Data: 7 de agosto (quinta-feira)
- Horário: 19h
- Local: Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj (Rua Henrique Dias, nº 609, Derby, Recife-PE) – Sala Aloísio Magalhães
- Mediação: Rossini Barreira (jornalista)
- Participação: senador Humberto Costa
- Entrada: gratuita
Veja também:
Reunião da APEL debate papel das academias de letras no país