A governadora Raquel Lyra (PSD) anunciou, nesta sexta-feira (1º), a implantação do Instituto Médico Legal (IML) em Serra Talhada, no Sertão pernambucano. A unidade fará parte de um novo Complexo de Polícia Científica e integra um pacote de investimentos estaduais para a cidade. O anúncio foi feito durante agenda no município de Sertânia, ao lado do deputado estadual Luciano Duque e da prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu.
A construção do IML atenderá a uma demanda histórica da população do Sertão do Pajeú, que enfrentava dificuldades devido à ausência do serviço na região. Atualmente, famílias que perdem entes queridos precisam percorrer distâncias superiores a 400 quilômetros até o Recife ou cidades próximas para a realização de procedimentos periciais.
Terreno doado para IML
Para viabilizar o projeto, foi destinada uma emenda parlamentar anual de R$ 11 milhões pelo deputado federal Fernando Monteiro (Republicanos), além da doação do terreno feita pela Prefeitura de Serra Talhada, gestão da prefeita Márcia Conrado. De acordo com Fernando Monteiro, a obra já conta com aprovação para o repasse de recursos federais.

“O povo do Sertão esperou muito tempo por esse equipamento tão essencial. Agora, com o anúncio do Governo do Estado e o nosso trabalho em Brasília, conseguimos garantir a viabilidade da obra. O IML de Serra Talhada vai sair do papel”, afirmou.
O deputado também destacou que a implantação do novo instituto será moderna e melhor equipada, visando prestar atendimento mais digno à população sertaneja. “É uma vitória de todos os sertanejos. O que antes era promessa, agora é compromisso firmado com recursos assegurados”, completou Fernando.
Investimentos em saúde e infraestrutura
Durante o evento, que também marcou a inauguração do sistema de abastecimento de água do distrito de Henrique Dias, a governadora Raquel Lyra ressaltou outras ações do Governo do Estado em Serra Talhada. Entre elas, estão a ampliação do atendimento no Hospital Eduardo Campos, a construção de uma maternidade, novas creches e a implantação de um sistema de abastecimento de água que pretende acabar com o racionamento na cidade. “Tudo isso é fruto de um trabalho de quem acredita que juntar gente boa faz toda a diferença”, declarou Raquel.
Defensor do fortalecimento do Sertão, o deputado estadual Luciano Duque comemorou a conquista do IML. “A chegada do IML é uma conquista histórica para o povo de Serra Talhada e do Pajeú. A gente sabe a dor e a humilhação que tantas famílias enfrentaram por não ter esse serviço perto. Raquel tem demonstrado compromisso verdadeiro com nossa terra. São investimentos em saúde, segurança, educação e abastecimento que mudam a vida das pessoas e mostram que, com vontade política, o Sertão tem vez e voz”, destacou Duque.
Veja também:
Pernambuco investe R$ 11 milhões em complexos de segurança no Sertão