A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (31), no Palácio do Campo das Princesas, nove novas vans adaptadas que reforçam o PE Conduz, programa de transporte gratuito voltado para pessoas com deficiência usuárias de cadeiras de rodas. Com a ampliação, o serviço passa a atender também os municípios de Limoeiro, no Agreste Setentrional, e Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, que se tornam novas cidades-polo da ação.
Realizada pela Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), a iniciativa integra o Programa Pernambuco Acessível, lançado em fevereiro de 2025 com investimentos superiores a R$ 400 milhões para promover mobilidade e acessibilidade. Com a nova remessa, a frota do PE Conduz sobe de 35 para 44 veículos, crescimento de 25,7%, cumprindo a meta de expansão prevista pelo programa.
Vans permitirão zerar filas
Segundo a governadora Raquel Lyra, o reforço da frota permite zerar as filas de espera em cidades como Recife, Petrolina e Caruaru. “Além disso, abrimos novos polos em Afogados da Ingazeira e Limoeiro para descentralizar o atendimento e permitir que as pessoas tenham este serviço mais perto de casa”, afirmou. A vice-governadora Priscila Krause participou da entrega.
As cidades-polo beneficiam não só seus moradores, mas também pessoas de municípios num raio de até 50 quilômetros. Com a ampliação, o PE Conduz passa a funcionar em nove locais: Região Metropolitana do Recife (RMR), Petrolina, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Timbaúba, além dos dois novos polos.
A secretária Joanna Figueirêdo (SJDH) destacou que a ampliação beneficia também os municípios circunvizinhos e garante atendimento a mais pessoas. “Estamos cumprindo a meta de aumentar o número de vans e de cidades-polo, zerando filas de espera na RMR, em Petrolina e Caruaru”, disse.
Atendimento e cadastro
O público atendido pelo PE Conduz é formado por pessoas com deficiência física, cadeirantes e de baixa renda. O cadastro deve ser feito no site da SJDH, com preenchimento de formulário. Após a inscrição, assistentes sociais realizam visitas para verificação de documentos como laudo médico e comprovante de renda.
O prefeito de Riacho das Almas, Dió Filho, ressaltou a importância do serviço. “No nosso município existe uma associação de pessoas com deficiência que apontava a necessidade de mais veículos. Essa entrega é a demonstração de um governo estadual que tem sensibilidade e faz a gente comemorar vitórias”, declarou.
A beneficiária Lucicleide Quintino, de 61 anos, moradora do bairro do Vasco da Gama, no Recife, destacou as dificuldades enfrentadas antes do PE Conduz. “Era muito precário tentar pegar o ônibus em dias de chuva, porque eu não podia sair de casa com as ruas alagadas. Essa ampliação vai ser muito gratificante”, comentou.