O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) dará início, em setembro, ao programa “Fala, Gestor!”, iniciativa que levará conselheiros e equipes de auditoria até as Inspetorias Regionais, onde receberão autoridades municipais para debater desafios da administração local. A proposta busca ampliar a escuta ativa e promover um controle mais próximo da realidade dos municípios.
TCE faz primeira parada em Bezerros
O sorteio que definiu as cidades participantes ocorreu nesta quarta-feira (30), durante a sessão do Pleno, com a presença do presidente, conselheiro Valdecir Pascoal, dos demais conselheiros e do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Ricardo Alexandre.
A primeira visita será na Inspetoria de Bezerros, no Agreste, responsável pela fiscalização de 25 municípios. Participarão gestores de Bezerros, Caruaru — maior cidade da região — e Ibirajuba — município de menor porte —, de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa.
Outras cidades sorteadas
Além desses, o sorteio definiu a participação dos municípios de Agrestina, Camocim de São Félix, Chã Grande, Gravatá, Jupi, Sanharó e Tacaimbó. As datas das visitas serão divulgadas pelo Tribunal nos próximos dias. O TCE-PE também vai encaminhar ofícios aos prefeitos convidados para oficializar a participação.
“Para julgar bem, precisamos ouvir os gestores e entender sua realidade e os desafios enfrentados. Temos um papel importante como fiscalizadores, mas precisamos, cada vez mais, escutar. Essa aproximação é fundamental para que o nosso trabalho seja cada vez mais justo e proporcional”, afirmou o presidente Valdecir Pascoal ao final do sorteio.
Objetivo do programa
O programa “Fala, Gestor!” foi anunciado no início de junho, em artigo publicado no Jornal do Commercio pelo presidente Pascoal. À época, ele explicou: “O projeto representa um passo além. É o próprio Tribunal que se desloca, que sai da sede e vai ao encontro da gestão — lá onde vive o cidadão, onde mora a realidade —, abrindo espaço para uma escuta mais qualificada. Mais do que colher informações, trata-se de construir confiança. Ouvir o gestor é fortalecer o controle.”
O Tribunal de Contas de Pernambuco fiscaliza atualmente 184 municípios distribuídos em 10 Inspetorias Regionais, abrangendo áreas do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana. O novo programa soma-se a outras ações de orientação do TCE-PE, como cursos, manuais e encontros regionais, buscando alinhar a fiscalização às necessidades locais.
Veja também:
TCE-PE revela limitações na educação inclusiva da rede pública de Pernambuco