A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deram início, nesta segunda-feira (28), à estruturação dos estudos técnicos para a retomada do transporte ferroviário de passageiros entre Recife e Caruaru e a criação de um ramal de cargas ligando Petrolina a Salgueiro.
Em reunião institucional, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, e o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, definiram as equipes técnicas responsáveis pelas primeiras etapas do projeto. Os estudos fazem parte da estratégia de fortalecimento da mobilidade sustentável e da infraestrutura logística no estado.
“Esta foi a primeira reunião de trabalho do protocolo de intenções que firmamos. Definimos as equipes de cada instituição e o escopo do que imaginamos como resultado para este trabalho, que é olhar para a malha ferroviária existente e as alternativas de aproveitamento dela, o uso de novas tecnologias de transporte, analisar as questões ambientais, sociais e econômicas e identificar a melhor maneira de viabilizar estes equipamentos”, detalhou Danilo Cabral.
No caso do transporte de passageiros, o estudo irá avaliar a viabilidade de um novo traçado entre Recife e Caruaru, alinhado à política federal que busca reativar linhas ferroviárias de passageiros. O objetivo é criar uma alternativa ao modal rodoviário, reduzindo o impacto ambiental e ampliando a regularidade do serviço.
Integração logística no Sertão
Já no segmento de cargas, a proposta é analisar tecnicamente um novo ramal ferroviário entre Petrolina e Salgueiro. Esse ramal pretende facilitar o escoamento da produção do Vale do São Francisco e integrar-se à ferrovia Transnordestina, além dos portos de Suape (PE) e Pecém (CE). A expectativa é aumentar a competitividade dos produtos regionais e otimizar a logística interestadual no Nordeste.
Para o reitor Alfredo Gomes, a parceria é estratégica. “São duas iniciativas importantes não apenas para o futuro de Pernambuco, mas para o futuro do Nordeste também. Investir em transporte de passageiros e conectar as cadeias produtivas são ações absolutamente fundamentais”, afirmou.
Sudene analisa outras frentes de cooperação
Além dos projetos ferroviários, a reunião também discutiu outras ações conjuntas entre Sudene e UFPE, como projetos de revitalização urbana, fortalecimento da atividade comercial e incentivo ao arranjo produtivo da caprinocultura em Pernambuco.
Veja também:
Transnordestina une os pernambucanos em seminário em Salgueiro