Um grupo formado por mais de 30 participantes da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) concluiu, neste domingo (27), a programação do Circuito Fenearte 2025 com uma visita ao roteiro do Turismo Rural de Jaboatão dos Guararapes. Os visitantes conheceram o Sítio Recanto das Tilápias e o Aconchego Família Rural, onde acompanharam o plantio, a colheita e o beneficiamento de raízes como macaxeira, cará e mandioca, além de atividades de lazer e relaxamento.
No Engenho Penanduba, o grupo visitou uma Casa de Farinha e observou de perto as etapas de transformação das raízes em derivados como farinha e tapioca, prática que compõe a base econômica de diversas famílias agricultoras do município.
Fortalecimento da economia rural
A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Roberta da Fonte, destacou que “foram turistas de diversas regiões do Brasil que tiveram a oportunidade de vivenciar um pouco da história rural do nosso município. Para nós, é motivo de orgulho poder impulsionar e acompanhar o crescimento dessas famílias de agricultores, pois reforça a certeza de que ainda há muito a ser desenvolvido no território rural”.
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, afirmou que “o passeio por nossa área rural com um grupo tão especial mostra o quanto esse trabalho de construção do Turismo Rural foi necessário para fortalecer esse modelo de negócio. Jaboatão dos Guararapes encerra a programação de ações da Fenearte com esse circuito, obtendo sucesso em todas as atividades realizadas — desde o nosso estande, passando pela participação na Cozinha Show e na exposição no Mercado Eufrásio Barbosa, até a visita do grupo aos atrativos do roteiro rural”.
Expansão do turismo em Jaboatão
O circuito integrou a agenda oficial da Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina, que reuniu cerca de 300 mil visitantes na edição deste ano, movimentando mais de R$ 40 milhões em negócios, segundo dados do Governo do Estado.
Veja também:
Orlas de Piedade e Candeias, em Jaboatão, passam por reordenamento