A governadora Raquel Lyra (PSD) abriu, nesta sexta-feira (25), em Salgueiro, Sertão Central, a segunda edição do Festival Pernambuco Meu País. O evento, promovido pelo Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Fundarpe, marca o início de uma maratona cultural que passará por dez cidades até o início de setembro, reunindo atrações artísticas, ações de formação e serviços públicos.
“Gente de todas as idades, hotéis lotados, restaurantes, o povo feliz podendo apreciar a nossa cultura”, destacou a governadora durante a abertura. Raquel Lyra explicou que mais de 80% da grade do festival foi contratada por meio de edital, com pagamento em dia, garantindo renda a artistas e profissionais da cadeia cultural em um período que costuma ter menor movimento.
Até domingo (27), Salgueiro contará com mais de 15 polos culturais e shows de artistas como Pablo, Xande de Pilares, Adilson Ramos, Xanddy Harmonia, Limão com Mel, Mastruz com Leite e Anjo Azul. A programação também inclui apresentações de dança, circo, literatura, moda, teatro e cultura popular. No mesmo período, Triunfo, no Sertão do Pajeú, recebe atrações dentro da 67ª Festa dos Estudantes.
Política cultural descentralizada
De acordo com a secretária de Cultura, Cacau de Paula, a ampliação do festival consolida uma política cultural descentralizada. “Esse ano estamos chegando em dez cidades. Desde quinta-feira começou uma mobilização, com a nossa cultura popular como protagonista”, afirmou.
O festival também promove ações formativas pelo programa Forma PE, que oferece oficinas e rodas de conversa para capacitar artistas e produtores culturais. Outro destaque é o espaço Rede PE, que reúne serviços da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), Funcultura, Detran, Secretaria da Mulher, Sedepe e Secretaria de Desenvolvimento Agrário.
A presidente da Fundarpe, Renata Borba, ressaltou que o sucesso da iniciativa vem da escuta ativa junto aos territórios. “É o Governo de Pernambuco descentralizando políticas públicas, trazendo dança, moda, literatura, gastronomia e cultura popular para o pernambucano conhecer a própria cultura”, explicou.
Impactos econômicos para Pernambuco
Segundo o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Kaio Maniçoba, a taxa de ocupação hoteleira em Salgueiro ultrapassa 90%. “Mostra que estamos no caminho certo, atraindo turistas e movimentando a economia local com cultura e atrações nacionais e locais”, disse.
O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, também destacou os reflexos na economia. “A descentralização do festival une os sertões e fortalece o comércio varejista, hotéis e restaurantes”, comentou.
Para garantir a segurança durante o evento, a Secretaria de Defesa Social (SDS) mobilizou mais de 500 profissionais, viaturas, motocicletas, drones e plataformas elevadas, além de equipes da Corregedoria da SDS e do Corpo de Bombeiros atuando na prevenção.
Presenças na abertura
Participaram ainda os deputados estaduais Débora Almeida e Joãozinho Tenório; os prefeitos Calby Carvalho Cruz (Belém de São Francisco), Pollyanna Abreu (Sertânia), Dr. Evaldo Carvalho (Mirandiba), Xicão Tavares (Verdejante), Teto Teixeira (Moreilândia), Júnior de Rivaldo (Saloá) e Duguinha (São Joaquim do Monte); os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário); além dos presidentes Paulo Lira (Cehab), Francisco Amaral (Perpart) e Eduardo Loyo (Empetur).
Veja também: