O Governo de Pernambuco publicou, no Diário Oficial deste sábado (26), o edital de licitação para contratar a empresa responsável pelo restauro da Igreja de São Pedro Mártir de Verona, no Sítio Histórico de Olinda. A intervenção será conduzida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) via Novo PAC, no valor de R$ 1,2 milhão. Fechado desde 2015, o templo construído no século XVIII será reaberto ao público após as obras.
A governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou que a recuperação é parte de um esforço para garantir a preservação de bens históricos que não tiveram manutenção adequada ao longo dos anos. “A Igreja de São Pedro Mártir faz parte da identidade histórica do município de Olinda. Agora, estamos cuidando dos nossos bens para preservar a memória, a cultura e a identidade do povo pernambucano”, declarou.
Igreja de São Pedro é patrimônio cultural protegido
O projeto inclui a restauração de fachadas, pisos, esquadrias, coberta, renovação da parte elétrica, sistema de iluminação, acessibilidade e infraestrutura contra incêndios. A previsão é que os serviços sejam concluídos em até oito meses após a emissão da ordem de serviço.
A presidente da Fundarpe, Renata Borba, destacou a importância da requalificação para a população local: “Iremos devolver à população um espaço de fé, de memória e de história. Sua reabertura, após uma década fechada, representará o reencontro de Olinda com parte essencial de seu patrimônio afetivo e simbólico.”
O restauro da Igreja de São Pedro Mártir integra um conjunto de iniciativas do Governo de Pernambuco para recuperar e valorizar o patrimônio histórico e cultural do Estado. Entre as ações em andamento estão obras no Mosteiro de São Bento, na Igreja Matriz de Santo Antônio, a requalificação do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco e do Cine Theatro Guarany, além do Cinema São Luiz e dos Fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró, em Fernando de Noronha.
História e importância local
Localizada no bairro do Amparo, próxima à Praça do Carmo, a Igreja de São Pedro Mártir de Verona foi construída na segunda metade do século XVIII, após o desabamento da antiga matriz fundada em 1711. De estilo barroco, o templo abriga imagens sacras de valor artístico e devocional, além de ter servido como palco de manifestações culturais e religiosas que compõem a identidade histórica de Olinda.
Veja também:
Raquel anuncia restauração do Mosteiro de São Bento, com investimento de R$ 15 milhões