Prefeitura do Recife investe R$ 3 milhões na Rua Rio Jaboatão, no Cordeiro

Prefeito do Recife, joão Campos, inaugura rua no Cordeiro

A Prefeitura do Recife entregou, nesta quinta-feira (24), as obras de pavimentação e drenagem da Rua Rio Jaboatão, localizada no bairro do Cordeiro. Executados pela Secretaria de Saneamento (Sesan) dentro do Programa Rua Tinindo, os serviços receberam investimento superior a R$ 3 milhões, beneficiando 496 metros de extensão da via.

O prefeito do Recife, João Campos, destacou que metade do valor foi destinada à drenagem. “Hoje inauguramos as obras da Rua Rio Jaboatão, que não são só de pavimentação, mas principalmente de drenagem, o que faz toda a diferença numa área que sofre com muita chuva e alagamentos. Metade do valor investido aqui foi direcionado para o sistema de drenagem, porque não adianta só calçar se a água não tiver para onde escoar”, explicou. O gestor também anunciou a instalação de nova iluminação na via.

Acessibilidade e redução de alagamentos

A intervenção incluiu mais de 3,8 mil m² de pavimentação em CBUQ, cerca de 1,7 mil m² de calçadas acessíveis no Recife, além de 2,6 mil metros de dispositivos de drenagem. Segundo o secretário de Saneamento, Miguel Ricardo, “uma obra como essa melhora muito a qualidade de vida dos moradores, garantindo mais mobilidade para pedestres e veículos, além de reduzir os alagamentos”.

A moradora Claruildes Mendes, de 65 anos, que vive na rua há mais de 30 anos, relatou que as enchentes eram frequentes antes da obra. “Antes da obra, aqui alagava sempre que chovia. A água entrava nas casas, inclusive na minha, muitas vezes chegando a dois palmos de altura. A rua também era cheia de buracos, ninguém conseguia passar, e muita gente ficava presa em casa. Foram muitas promessas que nunca se cumpriram, até que finalmente o calçamento foi feito. Agora, graças a Deus, mesmo com chuva, a água não entra mais e todo mundo está feliz, porque era o sonho de todos os moradores.”

Recife e o programa Rua Tinindo

A Rua Rio Jaboatão conta agora com passeios nos dois lados, cada um com largura média de 2 metros, 12 rampas de acessibilidade, 965 metros de meio-fio com sarjeta, além de drenagem composta por 743 metros de tubos de PEAD DN 400 mm e 600 mm, 50 caixas de boca de lobo e 25 poços de visita.

Até o momento, o Programa Rua Tinindo concluiu obras em 140 vias e mantém intervenções em andamento em 25 ruas distribuídas nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da capital. O programa busca aprimorar a infraestrutura urbana, aumentando a mobilidade, segurança e conforto para moradores e condutores.

Veja também:

PCR entrega mais 2 vias beneficiada pelo Programa Rua Tinindo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp