A Embraer, fabricante brasileira de aeronaves, alcançou no segundo trimestre de 2025 o maior crescimento de sua história em volume de entregas e carteira de pedidos. Entre abril e junho, foram entregues 61 aeronaves, elevando o faturamento projetado da empresa para cerca de US$ 30 bilhões (equivalente a mais de R$ 165 bilhões). O resultado é reflexo de uma ação integrada entre o Ministério de Portos e Aeroportos e a Embraer para ampliar as vendas nacionais e internacionais.
De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o aumento da demanda impacta positivamente toda a cadeia produtiva. “O crescimento dos pedidos de aeronaves da Embraer tem um impacto muito positivo para toda cadeia produtiva e a economia brasileira, gerando mais empregos e renda para o setor. Esse aumento na procura por aviões comerciais, executivos e de defesa também reflete a confiança dos investidores com a companhia e fortalece a imagem do Brasil como um centro de excelência em tecnologia aeroespacial”, avaliou o ministro ao anunciar os números.
Crescimento de 30% nas encomendas
No comparativo com o mesmo período de 2024, a Embraer registrou um aumento de 30% nas encomendas, passando de 47 para 61 aeronaves. Do total vendido entre abril e junho, foram 19 aviões comerciais, 38 jatos executivos e quatro aeronaves militares.
“O governo do presidente Lula trabalha para oferecer melhor saúde, educação, segurança e infraestrutura para população, mas também busca ações para o fortalecimento das nossas companhias”, complementou Costa Filho.
Novos contratos internacionais
O Governo Federal também tem atuado para ampliar as exportações da fabricante por meio de acordos internacionais. Entre as novas negociações, destaca-se o contrato fechado com o Japão para a compra de 20 jatos E-190, além de parcerias voltadas ao desenvolvimento de combustíveis sustentáveis e aeronaves elétricas. As ações fazem parte do programa Nova Indústria Brasil, que tem como objetivo incentivar a indústria nacional e aumentar a competitividade internacional.