A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes retomou as obras de requalificação da orla do bairro de Piedade. O projeto, que prevê novos trechos de ciclovia, calçadão e iluminação moderna, teve paralisação anterior devido a ajustes administrativos relacionados ao repasse de recursos federais. Segundo o prefeito Mano Medeiros, a obra segue agora até a divisa do município com Recife.
“A paralisação anterior se deu por ajustes administrativos com os entes federativos envolvidos, especialmente quanto ao repasse de recursos, mas essa fase já foi superada. A partir de hoje, a obra segue até a divisa de Jaboatão com o Recife”, declarou o prefeito.
Serão mais dois quilômetros de intervenções entre a Igrejinha de Piedade e a divisa com a capital pernambucana, ampliando a requalificação iniciada em 2022 no trecho entre o Sesc e o Edifício Julius. Nesse primeiro trecho já entregue, será feita manutenção com capinação, pintura de meio-fio, substituição de bancos danificados, conserto de gazebos e troca de placas.
Calçadão de Jaboatão terá nova iluminação
O novo calçadão terá ciclovia, pista de cooper, áreas de esporte, banheiros públicos e espaços de contemplação, com acessibilidade garantida por piso tátil e blocos intertravados. O sistema de iluminação pública será modernizado com a instalação de lâmpadas de LED em 358 pontos, conforme detalhou o presidente da Empresa Municipal de Energia e Iluminação Pública (Emlume), Daniel Nascimento. “Teremos iluminação viária com telegestão, iluminação especial na Igrejinha de Piedade, além de iluminação nas áreas de convivência e nos equipamentos de lazer, como a ciclovia e a pista de caminhada”, explicou.
A requalificação completa abrangerá 10,5 km da orla do Jaboatão dos Guararapes, considerada um dos principais pontos turísticos de Pernambuco. “A parte de drenagem, manutenção das calçadas, iluminação pública, ciclovia, calçadão… tudo isso está sendo feito para melhorar este trecho e entregar à população jaboatonense uma praia mais estruturada”, destacou o prefeito Mano Medeiros.
Expectativa do comércio e da comunidade
O Frei Severino, da Igreja de Piedade, destacou que as melhorias devem beneficiar principalmente pessoas idosas que frequentam missas, além de casamentos e batizados realizados no local. “Essas obras vão melhorar muito o acesso, especialmente para as pessoas idosas que participam das missas. Também realizamos casamentos e batizados aqui, o que valoriza ainda mais o convento. Estamos gratos e rezando para que tudo dê certo”, afirmou.
Há três décadas à frente de um bar na orla, o comerciante José Ivan dos Santos acredita que a conclusão do projeto aumentará a circulação de pessoas. “Acompanho esse processo desde o início. Agora, finalmente, a obra está saindo. Vai melhorar o fluxo de trânsito e aumentar nossa visibilidade. O público vai perceber que está tudo mais organizado”, avaliou.
Veja também:
Orlas de Piedade e Candeias, em Jaboatão, passam por reordenamento