Raquel Lyra acompanha 55ª Missa do Vaqueiro e celebra a fé a cultura

A governadora Raquel Lyra participa da 55ª Missa do Vaqueiro em Serrita, evento que marca a fé a cultura do povo sertanejo

A governadora Raquel Lyra participou, neste domingo (20), da 55ª edição da Missa do Vaqueiro, em Serrita, Sertão Central. Acompanhada de aliados, Raquel prestigiou a celebração religiosa a cavalo ao lado de vaqueiros e vaqueiras que tradicionalmente lotam o evento, reforçando a presença do poder público na preservação da fé e cultura sertanejas.

“Estamos aqui para reverenciar a memória e o legado dos vaqueiros de Pernambuco, de Raimundo Jacó, além do nosso mestre Luiz Gonzaga. É incentivando e patrocinando eventos como esse que garantimos que a nossa tradição passará de geração para geração. É assim, também, que reafirmamos o nosso compromisso com esse chão, para garantir mais água, mais estrada, fazendo um trabalho sério e comprometido, para que a gente possa chegar na vida de todos”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Investimento na Missa de Vaqueiro

Em 2025, o Governo de Pernambuco destinou R$ 2,4 milhões para a Missa do Vaqueiro de Serrita e para a Festa de Jacó, realizada entre 17 e 19 de julho, que contou com shows de artistas como João Gomes e Wesley Safadão. Os recursos foram repassados por meio da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), Secretaria de Cultura (Secult) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Realizada desde 1970, a Missa do Vaqueiro é reconhecida como Patrimônio Imaterial de Pernambuco. A celebração foi idealizada por João Câncio, conhecido como “padre vaqueiro”, por celebrar missas usando chapéu de couro e gibão, roupas típicas do sertão. O evento homenageia anualmente Raimundo Jacó, vaqueiro assassinado em 1954, crime que permanece sem solução. A história foi eternizada pelo primo de Jacó, Luiz Gonzaga, na canção “A Morte do Vaqueiro”.

Cultura e tradição no centro da política pública

O secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, destacou a importância da parceria entre governo e comunidade local. “A Missa do Vaqueiro é uma tradição muito forte que, sem dúvida, se mantém forte atualmente graças à força do Governo do Estado, que se empenha para que ela aconteça. Ela é a cultura viva de Jacó, de Luiz Gonzaga, e projeta o nosso Estado para o mundo”, afirmou.

O prefeito de Serrita, Aleudo Benedito, também ressaltou a relevância histórica do evento. “Hoje celebramos a fé, a cultura e a religiosidade dos vaqueiros, que são destemidos e valentes, e que todos os anos participam da missa em homenagem a Raimundo Jacó. É com esse sentimento de gratidão que reafirmamos nosso compromisso de continuar lutando para manter viva a memória do vaqueiro em nossa cidade, no nosso Estado e em todo o Brasil”, observou.

Entre os participantes, o vaqueiro Fabio Emanuel, de 17 anos, que viajou de Cabrobó, contou sobre a experiência de estar na missa pela primeira vez. “Essa é a primeira vez que eu compareço à missa em Serrita e já vi que é uma celebração muito boa. Ser vaqueiro vem do sangue. Eu tenho 17 anos e desde novo sempre tive interesse em vaquejada”, disse.

Saúde e segurança para os participantes

Para garantir a saúde dos milhares de fiéis e turistas, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) montou estrutura de atendimento de urgência e emergência, além de distribuir materiais educativos sobre prevenção de doenças e atuar na vigilância sanitária, assegurando a qualidade dos alimentos e bebidas vendidos no local.

Na área de segurança, a Secretaria de Defesa Social (SDS) reforçou a operação com 432 lançamentos extras de efetivo, incluindo policiais militares, civis, bombeiros e equipes da Polícia Científica. O monitoramento contou ainda com o uso de drones para apoiar as equipes em campo e uma Delegacia Móvel para atendimento rápido ao público presente.

Meta descrição (até 160 caracteres):
Raquel Lyra participa da 55ª Missa do Vaqueiro em Serrita, evento que recebeu R$ 2,4 milhões do Governo de Pernambuco para cultura, saúde e segurança.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Veja também:

Apoio do Governo fortalece Serenata da Recordação em Boa Vista

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp