Pela primeira vez, a Serenata da Recordação, em Santa Maria da Boa Vista, recebeu apoio oficial do Governo de Pernambuco. No sábado (19), a governadora Raquel Lyra participou da 26ª edição do evento, que valoriza a tradição dos saraus e serenatas no interior do Estado. Também estiveram presentes a vice-governadora Priscila Krause e secretários estaduais.
A gestora estadual ressaltou a importância de preservar o patrimônio cultural e o impacto econômico da festa. “Este evento é um mergulho no século 19, é muito lindo de ver uma tradição que se renova a cada ano. Essa festa é a cara do nosso povo, vemos aqui pessoas de todas as idades, de outros estados, e isso tudo serve para fortalecer o nosso calendário cultural, gerando emprego e renda. Pela primeira vez o Governo de Pernambuco está patrocinando a Serenata da Recordação, e eu quero poder vir aqui todos os anos para enaltecer a nossa cultura cada vez mais”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Serenata atrai público de diferentes regiões
Santa Maria da Boa Vista retomou, em 1999, a tradição de cortejos pelo casario antigo. O evento reúne moradores e visitantes que, usando chapéus tradicionais, percorrem o sítio histórico ao som de canções românticas. Na edição deste ano, houve também show do cantor sertanejo Leonardo.
Segundo o secretário estadual de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, o patrocínio reforça a relevância cultural da serenata. “Esta é uma manifestação cultural popular que reúne milhares de pessoas de Pernambuco e de outros estados. Neste ano, pela primeira vez a serenata contou com o apoio do Governo do Estado e com a visita de uma chefe do Executivo. Tudo isso mostra a relevância da Serenata de Santa Maria da Boa Vista para o calendário cultural pernambucano”, declarou.




O prefeito de Santa Maria da Boa Vista, George Duarte, destacou o impacto positivo da festa na economia local. “A Serenata da Recordação ganhou uma dimensão muito grande, por isso que para nós é muito importante essa parceria com o Governo do Estado, que nos ajuda a realizar uma festa ainda mais bonita. Conseguimos inserir este evento no calendário de férias não só dos moradores da cidade, mas também das pessoas da região”, disse.
O encarregado de obras Manoel Pinheiro, de 56 anos, que saiu do Recife para prestigiar o evento, enfatizou a tradição familiar. “Essa é uma festa boa, bem organizada e tranquila, uma tradição para toda a família. Gosto demais e venho todos os anos, a festa movimenta e fortalece muito a região do Sertão”, comentou.
Entre os dias 17 e 19 de julho, a Secretaria de Defesa Social mobilizou 189 agentes das forças de segurança, sendo 179 policiais militares, seis policiais civis e quatro bombeiros militares.
Veja também: