O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) recebeu, nesta sexta-feira (18), novos equipamentos para o tratamento de câncer por radioterapia. A aquisição, no valor de R$ 6,4 milhões, foi garantida por emenda parlamentar da senadora Teresa Leitão (PT) e integra o programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde.
Com o novo parque tecnológico, o IMIP passa a oferecer técnicas como IMRT (Radioterapia de Intensidade Modulada) e IGRT (Radioterapia Guiada por Imagem), que aumentam a precisão no tratamento, reduzem efeitos colaterais e diminuem o número de sessões por paciente. A estimativa é que o número de atendimentos mensais cresça até 25%, beneficiando cerca de 175 novos pacientes a cada mês.
Modernização do Imip
A entrega dos novos equipamentos foi conduzida pela superintendente-geral do Imip, Tereza Campos, com participação online do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales. Segundo dados do instituto, a atualização tecnológica vai contribuir para reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso de pacientes ao tratamento oncológico.
A senadora Teresa Leitão, autora da emenda que possibilitou o investimento, destacou: “Estou muito feliz em ter propiciado, por meio de emenda, que uma instituição de excelência e de confiança como o IMIP possa cuidar de mais pessoas e, assim, diminuir o tempo de espera para quem mais precisa.”
Atualmente, o IMIP é referência regional no atendimento oncológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com atendimento a pacientes de Pernambuco e de estados vizinhos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil registra cerca de 704 mil novos casos de câncer por ano no triênio 2023-2025, reforçando a necessidade de ampliação da capacidade de atendimento.
Veja também:
Teresa Leitão aponta inclusão tecnológica como desafio na educação