O município de São Lourenço da Mata deu início, nesta quinta-feira (17), ao maior pacote de obras de pavimentação de sua história. Com investimento superior a R$ 11 milhões, a intervenção vai asfaltar mais de 70 ruas em dez bairros. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Vinícius Labanca e pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
As obras contam com recursos oriundos de emendas parlamentares apresentadas pelo ministro e serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em parceria com a gestão municipal. A previsão é que as intervenções melhorem a infraestrutura viária, ampliem a mobilidade e tragam mais segurança e acessibilidade para aproximadamente 120 mil habitantes, segundo dados do IBGE.
Silvio destaca investimento federal
O ministro Silvio Costa Filho ressaltou que a iniciativa atende uma demanda histórica e destacou a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para priorizar investimentos municipais. “Essa é uma obra estruturadora, que vai transformar a mobilidade urbana de São Lourenço da Mata. É fruto do esforço do presidente Lula, que tem dado prioridade às demandas dos municípios, e do grande trabalho que o prefeito Vinícius vem fazendo na cidade. Vinícius tem sensibilidade, compromisso e visão de futuro. É uma alegria poder, mais uma vez, caminhar ao lado dele e da população de São Lourenço”, afirmou.
O prefeito Vinícius Labanca reforçou que o projeto representa o maior pacote de pavimentação já executado no município. “Nesses últimos anos, foi uma luta muito grande para que chegássemos até aqui nesse momento para assinar a ordem de serviço para asfaltar mais de 70 ruas do nosso município e isso só foi possível graças ao ministro Silvio. Se não fosse ele nós não estaríamos anunciando esse que é o maior pacote de obras em pavimentação da cidade. São ações como essa que faz com que ele se torne a grande prioridade para ser o senador de João Campos”, declarou.
Parceria entre Governo Federal e município
Além do ministro e do prefeito, participaram do evento o superintendente da Codevasf em Pernambuco, Gustavo Melo; o deputado estadual Eriberto Filho; e o pré-candidato a deputado federal Carlos Costa. A expectativa é que a pavimentação seja concluída ainda no primeiro semestre de 2026, dependendo das condições climáticas e do andamento das obras.
Foto: Wesley D’Almeida/Divulgação
Veja também:
Emenda de Silvio Filho leva R$ 1,5 milhão para pavimentação urbana de Sirinhaém