A 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) chega à reta final no Recife, com programação até sábado (19), na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Considerado o maior evento de popularização científica da América Latina, o encontro reúne autoridades, estudantes e pesquisadores.
Nesta quarta-feira (16), o prefeito do Recife, João Campos, participou da conferência “Progresso é ciência em todos os territórios”, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Em seguida, visitaram os estandes da feira.
“A SBPC tem um papel fundamental no estímulo à ciência, à pesquisa e à formação de jovens. Precisamos ampliar a parceria com universidades para resolver problemas reais das cidades”, afirmou o prefeito João Campos. “A SBPC simboliza esse esforço coletivo de reconstrução e valorização do conhecimento”, acrescentou.
Programação inclui tecnologia e oficinas para jovens
O estande da Prefeitura do Recife, patrocinadora do evento, oferece uma linha do tempo interativa que apresenta nomes como Joaquim Nabuco, Josué de Castro e Gilberto Freyre, além de marcos como a criação da Faculdade de Direito do Recife, o ITEP, o Porto Digital e o CESAR. O espaço também expõe o “Cartografia dos sentidos” — mapa tátil e interativo da cidade com mais de 400 m².
Entre as iniciativas atuais, a prefeitura destaca o Conecta Recife, plataforma digital de serviços públicos, e projetos voltados à formação tecnológica, como o Embarque Digital. O estande também oferece oficinas de criação de games, impressoras 3D, realidade virtual com o AdotaPet e rodas de conversa sobre tecnologia, educação e juventude.
“A participação da Prefeitura vai além da presença institucional. É uma oportunidade de mostrar como o Recife tem trajetória sólida e crescente no campo científico, além de reforçar nosso compromisso com a transformação digital”, afirmou o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Cunha.
SBPC Jovem e SBPC Mulher integram programação
A programação integra ainda a SBPC Jovem, com ações voltadas a crianças, adolescentes e educadores, e a SBPC Mulher, que discute questões de gênero na ciência, políticas públicas e empreendedorismo. Nesta quarta (16), o destaque foi o projeto Tá Com Elas, que busca estimular a autonomia econômica feminina.
O evento, realizado anualmente desde 1948, tem como objetivo promover a difusão do conhecimento científico e fortalecer o diálogo entre academia e sociedade. Segundo a organização, a edição deste ano reúne milhares de participantes em oficinas, debates e exposições.
Veja também:
João Campos reúne equipe, cobra eficiência e diz que será feito mais pelo Recife