No Cabo, Lula Cabral apresenta Casa do Autista e detalha melhorias no atendimento

O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, anunciou a criação da Casa do Autista, durante encontro realizado nesta terça-feira (16) com um grupo representante de mães atípicas do município. O projeto, que será referência no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), prevê a construção de duas unidades modelo, sendo a primeira na área central da cidade, com equipe multiprofissional e ações de promoção e inclusão social. Participaram da reunião a secretária de Saúde, Ricarda Samara, e o secretário executivo, Antônio Amato.

“A criação da Casa do Autista no Cabo é um compromisso com o cuidado e o respeito às famílias atípicas do nosso município. Esse será um espaço acolhedor, com uma equipe especializada e atendimento multiprofissional. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas famílias e queremos estar presentes com ações concretas, que façam a diferença na vida de cada uma delas”, afirmou Lula Cabral.

Lula recebe reivindicações

Durante o encontro, as mães entregaram uma lista de reivindicações para melhorar a assistência oferecida pelo Centro Integrado Infanto-juvenil, que já atende crianças e adolescentes com deficiência e autismo no município. Lula Cabral explicou que a unidade, responsável por cerca de mil atendimentos semanais em 13 especialidades, passará por requalificação física e ajustes nos fluxos de atendimento.

“O acesso ao Centro Infanto-juvenil passará a ser feito através da regulação. Isso vai ajudar a ordenar o fluxo de pacientes, assegurando que todos tenham direito aos serviços. Vamos criar um projeto terapêutico com um plano de cuidado individualizado, respeitando as necessidades de cada paciente. O centro também passará por adequações físicas para garantir um ambiente mais seguro e confortável para os pacientes e suas famílias. Todas essas mudanças vão otimizar o fluxo de atendimento e teremos como ampliar o número de crianças beneficiadas em curto prazo”, detalhou o prefeito.

Atualmente, a cidade conta com estrutura especializada voltada ao público infantojuvenil, que passará a atuar de forma integrada com a Casa do Autista para ampliar a oferta de serviços.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp