A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes apresentou, nesta terça-feira (15), a conclusão do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). Elaborado em parceria com o Governo Federal e apoio do Governo de Pernambuco, o documento reúne o mapeamento de 394 setores de risco geológico e hidrológico no município, classificados entre risco médio, alto e muito alto.
A entrega de projetos e estudos preliminares de ações estruturais e não estruturais está prevista para agosto. Essas ações incluem obras de infraestrutura, sistemas de macrodrenagem, planos de urbanização e criação de áreas de lazer, com o objetivo de prevenir e reduzir deslizamentos e inundações, especialmente no período chuvoso.
Plano de Jaboatão envolve população
Durante a elaboração do PMRR, foram realizadas escutas com moradores para coletar sugestões de intervenções. De acordo com o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, o plano permitirá direcionar a captação de recursos e a execução de projetos nas áreas mais vulneráveis. “Esse documento contribuirá para o trabalho conjunto com os entes federais e estaduais, permitindo a implementação de ações que mitiguem os impactos dos eventos climáticos em nosso município”, afirmou.
O secretário executivo de Defesa Civil do município, Elton Moura, explicou que o PMRR deve orientar não apenas a Defesa Civil, mas também as demais secretarias. “O ideal é que, a cada ano, esse plano seja atualizado conforme as intervenções realizadas”, observou.
Coordenador técnico do PMRR, o professor Fabrízio de Luiz Rosito, do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco, destacou a função do documento como instrumento de planejamento para toda a gestão pública.
Articulação entre governos marca apresentação
A apresentação do plano contou com a presença do prefeito Mano Medeiros, do secretário Elton Moura, secretários municipais, equipes da Defesa Civil de Jaboatão, representantes da Secretaria Nacional de Periferias, do Governo do Estado e da Defesa Civil estadual.
Veja também:
Mano Medeiros busca recursos no MEC para ampliar ensino em Jaboatão