Em uma ação que beneficia os municípios, a governadora Raquel Lyra (PSD) assinou com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), a Carta Compromisso “Construindo Planos de Prevenção”, que formaliza parceria entre o Governo de Pernambuco e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O objetivo é fortalecer ações preventivas de combate à violência em 10 cidades pernambucanas, com expansão para 42 municípios até o fim de 2025, segundo dados da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH).
A assinatura ocorreu durante reunião de monitoramento do programa Juntos pela Segurança, na Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), no Recife.
“Estamos redesenhando políticas públicas que chegam na ponta e que fazem diferença para quem vive nas cidades. Construir junto com os municípios um trabalho de prevenção à violência é o que nos permite dar um passo à frente para mantermos, de maneira sustentada, a redução da criminalidade no nosso Estado. Estamos fazendo tudo aquilo que está ao nosso alcance para garantir o combate à criminalidade de maneira inteligente e eficiente”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Os 10 municípios de Pernambuco contemplados inicialmente pelo projeto “Construindo Planos de Prevenção” são:
- Aliança
- Vicência
- Igarassu
- Olinda
- Moreno
- Ipojuca
- Palmares
- Caruaru
- Bezerros
- São José da Coroa Grande
O UNODC ficará responsável por oferecer assessoria técnica, realizar oficinas, levantar dados e apoiar diretamente a elaboração dos planos municipais. “Pela primeira vez, estamos construindo uma coalizão para desenvolver uma agenda municipal de prevenção ao crime e à violência. Esperamos resultados duradouros, com soluções de curto, médio e longo prazo, e com uma lógica de corresponsabilização”, explicou Rafael Sales, analista de Monitoramento e Avaliação do UNODC.
De acordo com a secretária estadual de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueirêdo, o foco inicial é oferecer assistência técnica para apoiar o planejamento das ações, considerando indicadores sociais e vulnerabilidades locais. “Os planos surgem com essa perspectiva, alinhando o que o poder público estadual e os municípios têm a oferecer em prol da população, ouvindo também a sociedade civil”, destacou.
Municípios ganham protagonismo
A secretária executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência, Camilla Iumatti, reforçou que cada território precisa de soluções específicas. “Para que possamos, de fato, reduzir a criminalidade, é fundamental investir em ações de prevenção, descentralizando essas iniciativas e levando-as também para o interior, tornando os municípios protagonistas desse processo”, explicou.
A prefeita de Igarassu, Professora Elcione, ressaltou que a parceria fortalece iniciativas já em curso. “Esse plano cai como uma luva neste momento, porque já trabalhamos nas escolas a questão da prevenção, mas é preciso muito mais mãos e ações para vencer esse desafio”, disse. Também assinaram o documento a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino; os vice-prefeitos Chiquinho (Olinda), Dayse Silva (Caruaru) e Neto (Palmares); além de representantes de outras gestões municipais.
Investimento no Corpo de Bombeiros
Durante a mesma reunião, foi destacado o lançamento de editais de licitação para construção de novas unidades do Corpo de Bombeiros Militar, com investimento de mais de R$ 15 milhões. Os novos equipamentos serão implantados em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, e em Bezerros, no Agreste. Segundo a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, “a nova sede do Corpo de Bombeiros será mais estruturada, para garantir uma atuação ainda mais ampla da corporação”.
Veja também:
Pernambuco investe R$ 11 milhões em complexos de segurança no Sertão